Em sua quarta edição, o Concurso Cultural promovido pelo Sicoob Coocrelivre, em parceria com o Instituto Sicoob, consolidou-se como um grande sucesso, mobilizando mais de 6.000 alunos, com idades entre 8 e 14 anos, de 11 municípios da região. Com o tema “Atitudes simples, escolhas conscientes”, a iniciativa estimulou a reflexão sobre a sustentabilidade e mobilizou a comunidade escolar.
Escolas de Orlândia, Ituverava, São Joaquim da Barra, Morro Agudo, Guaíra, Sales Oliveira, Ipuã, Ribeirão Preto, Miguelópolis, Igarapava e Américo Brasiliense aderiram ao concurso, demonstrando grande interesse pela temática e a importância da parceria com o Sicoob Coocrelivre.
Dentre os destaques do concurso, o aluno Felipe Almeida, do 7º ano B da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Trajano Francisco Borges, do Distrito de São Benedito da Cachoeirinha, de Ituverava, conquistou a premiação na categoria Poema com a obra “As Flores Voltarei a Olhar”, sendo orientado pelo Professor Hugo Figueiredo Freitas.
Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora, que selecionou os três melhores de cada categoria: desenho, texto narrativo, poema e tiras em quadrinhos. Ao todo, 12 alunos foram premiados por suas criações, que demonstraram grande talento e originalidade.
“Esta é a quarta edição do nosso concurso e a cada ano ficamos mais felizes com os resultados. Ver a criatividade e o empenho dos alunos é muito gratificante. Acreditamos que a educação é a base para construirmos um futuro mais sustentável”, destaca Norival Ribeiro, Gerente de Agência do Sicoob Coocrelivre de Ituverava.
A abertura das escolas para o projeto foi fundamental para o seu sucesso. Diretores, coordenadores e, principalmente, professores desempenharam um papel crucial na orientação dos alunos e na divulgação do concurso.
“Agradecemos imensamente o engajamento dos professores, que foram verdadeiros parceiros nessa jornada. Sua dedicação e apoio foram essenciais para o sucesso do concurso”, afirma Nathália Dercoli Campi, Coordenadora de Gestão de Pessoas no Sicoob Coocrelivre.
O engajamento dos Voluntários Transformadores do Sicoob Coocrelivre também foi determinante para a realização do concurso. Através de diversas ações, os voluntários apoiaram as escolas, orientaram os alunos e contribuíram para a divulgação do projeto.
Como premiação, os alunos vencedores de cada categoria receberam um kit escolar completo, um troféu e tiveram seus trabalhos expostos em um quadro, eternizando este momento especial. “Essa premiação é um reconhecimento ao talento e à dedicação desses jovens criadores”, afirma Nathália Dercoli Campi.
O aluno Felipe da EMEF Trajano Borges esteve pessoalmente na agência Sicoob Cocrelivre de Ituverava, onde foi recebido e parabenizado por todos colaboradores. Ele estava acompanhado pela mãe Suély Pereira de Almeida e também foi prestigiado pela coordenadora pedagógica da escola, Núbia Ferreira dos Santos Cavalari.
“Parabenizamos a todos os alunos que participaram da edição 2024 do Concurso Cultural, bem como a todos os participantes envolvidos: diretores, coordenadores, professores e voluntários”.

