A vereadora Andrea Fonseca Yamada Scotte, 43 anos, do PL (Partido Liberal), foi reeleita vereador nas eleições municipais deste ano e, em janeiro de 2025 iniciará seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Ituverava.
Para este novo ciclo, ela pretende dar continuidade ao seu trabalho, sobretudo na busca de recursos para o município, seja para Prefeitura a e secretarias municipais como também para entidades da cidade.
Neste trabalho, ela conta com a parceria da deputada estadual Delegada Graciela, com quem já obteve mais de R$ 2 milhões e 300 mil em recursos para Ituverava.
“Além das minhas emendas impositivas como vereadora que destino ao orçamento, dentre elas está o evento Ituvebike – passeio ciclístico que já se tornou conhecido por Ituverava e toda a região”, acrescenta.
Defensora dos direitos e saúde da mulher, Andréa Yamada é formada em Administração de Empresas. Ela é filha do saudoso ex-vereador Yosio “José” Yamada (in memoriam) e Maria Aparecida da Fonseca, casada com Marcelo Rodrigues Scotte, tem dois fi lhos, Manuela Yamada Scotte e João Marcelo Yamada Scotte.
Progresso: A que fatores a senhora atribui sua eleição para vereadora em Ituverava?
Andrea Fonseca Yamada Scotte: Acredito muito no voto consciente, os eleitores estão mais atentos e acompanhando de perto os trabalhos dos legisladores, seja pela imprensa escrita e falada e também pelos meios de comunicações digitais. Atribuo minha reeleição ao trabalho que venho desempenhando desde o meu primeiro mandato em 2017 quando fui eleita pela primeira vez.
Progresso: Quais os principais projetos que a senhora pretende apresentar no Legislativo Municipal?
Andrea Yamada: Pretendo dar continuidade ao meu mandato como já venho trabalhando, com um mandato participativo e fiscalizando a atuação do Executivo, ouvindo as necessidades da população e transformando em projetos de leis a serem apreciados pelos pares, tornando assim as leis. Dessa forma venho contribuindo com o que realmente a população necessita, seja de um bairro, comunidade, igreja, entidades, etc, nunca esquecendo e trabalhando incansavelmente na defesa dos direitos das Mulher, bandeira que carrego em meus mandatos.
Progresso: Como a senhora pretende conseguir recursos para o município e entidades?
Andrea Yamada: Tenho um trabalho com a minha amiga e Deputada Estadual Delegada Graciela da cidade de Franca que vem trabalhando incansavelmente por Franca e toda a região.
Em meu mandato já consegui através dela, um montante de R$ 2 milhões e 300 mil para o município e entidades. Foram verbas para o Abrigo Comendador “Takayuki Maeda”, IVVI – Instituto Valorização da Vida de Ituverava, APAE, Santa Casa de Misericórdia, Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Secretaria de Obras e serviços urbanos e Secretaria Municipal de Saúde.
Além das minhas emendas impositivas como vereadora que destino ao orçamento, dentre elas está o evento Ituvebike – passeio ciclístico que já se tornou conhecido por Ituverava e toda a região.
Progresso: Qual sua expectativa de relacionamento com os demais futuros vereadores?
Andrea Yamada: Conheço a maioria deles que foram eleitos, pretendo manter o bom relacionamento com todos.
Progresso: Qual a importância do diálogo entre os representantes do Legislativo e o chefe do Executivo Municipal?
Andrea Yamada: Sempre tive um bom relacionamento com o Poder Executivo. E, pretendo continuar trabalhando dessa maneira, pois esse bom relacionamento é saudável para o nosso município. O prefeito Luiz Araújo é uma pessoa aberta a novos projetos que sejam em prol da comunidade, e acredito que isso irá contribuir para os próximos quatro anos da Administração Pública, claro que cada um com suas atribuições, sem interferências de poderes.