Fafram já formou mais de 800 em Medicina Veterinária

Com a opção do curso integral e, também noturno, ampliou-se a demanda de vagas abertas

Classificado no nível excelência nas últimas avaliações do Ministério da Educação, o curso de Medicina Veterinária da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) em 20 anos desde o seu início, já foram mais de 800 profissionais no mercado de trabalho. Distribuídos em 31 turmas e, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, os formados pela Fafram nesta área estão trabalhando em diversas áreas da Veterinária. Agora, com a opção do curso integral e, também noturno, ampliou-se a demanda do nosso público-alvo, refletindo em mais vagas abertas. 

“Em nossa instituição, o aluno tem aulas práticas e contato com a rotina do centro médico veterinário e com os setores de produção, desde o primeiro ciclo, além de participar de projetos de extensão com a comunidade e de grupos de estudo que são ferramentas importantes para interação e atualizações sobre variados assuntos”, descreve a coordenadora do curso Aline Gomes Campos Nascimento.

Ela possui Mestrado e Doutorado em patologia pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). E, em entrevista fala sobre o curso e seus diferenciais, a estrutura disponibilizada e a qualidade do corpo docente.

 

Progresso: Quantos alunos estão matriculados ao curso de Medicina Veterinária da Fafram? Quantos já se formaram no total e quantos estarão formando neste final de ano? Qual a expectativa de matrículas para o próximo ano?

Doutora Aline Gomes Campos Nascimento: Atualmente, estamos com 150 alunos no curso. Em 20 anos, já foram mais de 800 profissionais inseridos no mercado de trabalho, distribuídos em 31 turmas, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, trabalhando em diversas áreas como atendimento clínico e cirúrgico de grandes e pequenos animais, reprodução, área comercial, regulatório de indústria farmacêutica veterinária, animais de produção e serviços de especialidades como diagnóstico por imagem, oftalmologia, anestesiologia, inspeção sanitária, entre outros e mais 35 formandos neste final de 2024.

Temos a previsão de completar as vagas disponíveis para o curso, pois temos a opção do curso integral e, também, noturno, ampliando a demanda do nosso público-alvo.

Progresso: Quais os conceitos do curso diante dos órgãos avaliadores mais recentes? Que avaliação a senhora faz do último processo vestibular realizado? 

Doutora Aline: O curso de medicina veterinária foi classificado com nível de excelência na última avaliação do MEC. Isto é fruto de um trabalho de investimento na infraestrutura, corpo docente, centro médico veterinário e instalações zootécnicas, objetivando qualidade no ensino, o que é um diferencial dentro da nossa instituição. 

Progresso: Na opinião da senhora, o quais os principais diferenciais do curso de Medicina Veterinária da Fafram?

Doutora Aline: Nossa grade curricular foi reformulada e atualizada de acordo com todas as exigências do MEC e do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), abrangendo disciplinas inovadoras e importantes na formação do médico veterinário, voltado para assuntos pertinentes como gestão, intensivismo e medicina veterinária integrativa. Além disso, a carga horária dá oportunidade de trabalhar o conteúdo de forma completa, com abordagem prática, presencial e individualizada. Aqui o aluno se sente em casa, com atendimento personalizado e envolvido em todo o processo de ensino e aprendizagem.

Progresso: Fale sobre a estrutura disponibilizada aos alunos e como contribui para a formação dos profissionais?

Doutora Aline: Em nossa instituição, o aluno tem aulas práticas e contato com a rotina do centro médico veterinário e com os setores de produção, desde o primeiro ciclo, além de participar de projetos de extensão com a comunidade e de grupos de estudo que são ferramentas importantes para interação e atualizações sobre variados assuntos. Temos uma infraestrutura completa, desde biblioteca, laboratórios, centro médico veterinário e instalações zootécnicas, além de convênios com outras instituições para visitas técnicas, cursos e estágios, proporcionando ao aluno um intenso contato com a prática, que somada à teoria, é capaz de criar um profissional diferenciado e preparado para o mercado de trabalho e os desafios que este proporciona. E isso é comprovado pelo alto índice de empregabilidade, prestígio e respeito que os egressos da FAFRAM ocupam no mercado.

Progresso: Como é composto o Corpo Docente? Qual a importância de contar com professores qualificados? 

Doutora Aline: Nosso corpo docente é formado por mestres e doutores, experts na área que leciona e com experiência de atuação também fora da área acadêmica. Esses profissionais trazem o conteúdo teórico, mas também a prática, vivência e experiência que direciona o profissional em formação perante às possíveis dificuldades possa ocorrer na inserção ao mercado de trabalho.

Progresso: Deixe uma mensagem para os futuros alunos que pretendem ingressar no curso de Medicina Veterinária da Fafram:

Doutora Aline: A saúde e o bem-estar animal são temas cada vez mais inseridos no cotidiano do brasileiro, e o profissional da medicina veterinária precisa estar preparado para isso. Cada vez mais temos contato com animais de estimação e aumento de produção zootécnica dentro do agronegócio, necessitando de mão-de-obra qualificada e humanizada. Você que tem o sonho de se tornar um médico veterinário, venha nos conhecer! Estamos de portas abertas para mostrar nossa infraestrutura, corpo docente e os diferenciais que fazem a nossa instituição ser única e a mais completa da região. Será um prazer recebê-lo! Aqui você vai encontrar profissionais de excelência, qualificados e dispostos a lhe tornar um profissional ético, preparado, humano e diferenciado. Aquele sonho de criança pode se tornar realidade e nós vamos lhe ajudar. O sonho e o sucesso dos nossos alunos são a nossa maior inspiração e motivação para aprimorar cada dia mais e queremos que você faça parte desse sonho e desse time. Venha ser FAFRAM!