O curso de Enfermagem da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) celebrou este ano, uma década de excelência na formação de profissionais de saúde. Desde a sua criação, o curso tem se destacado pela qualidade do ensino, infraestrutura moderna e corpo docente altamente qualificado. Ao longo desses 10 anos, a FAFRAM formou diversas turmas de enfermeiros competentes, preparados para enfrentar os desafi os do mercado de trabalho e contribuir significativamente para a melhoria dos serviços de saúde na região e no país.
No dia 1º de novembro de 2024, ocorreu a celebração dos 10 anos do curso de Enfermagem da FAFRAM, reunindo membros da diretoria, docentes, colaboradores, alunos e egressos que representaram todas as turmas já formadas.
Organizado pela coordenação do curso em parceria com o Diretório Acadêmico, o evento foi marcado por momentos de homenagem e lembranças significativas, destacando a trajetória e os valores do curso.
A programação trouxe homenagens aos que contribuíram para o sucesso do curso ao longo dessa década, reforçando o compromisso com a excelência na formação e o impacto positivo na comunidade de saúde.
A coordenadora do curso é Enfermeira graduada pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Andreza Gomes da Silva Nishimoto Maeda. Ela é especialista em Educação em Saúde; Enfermagem em Terapia Intensiva e Administração Hospitalar; Doutora em Ciências em Saúde, além de ser Coordenadora de Enfermagem da Santa Casa de Ituverava.
Atualmente, o curso conta com 139 alunos matriculados, tendo formado desde o ínicio o total de 108 profissionais, o que deve aumentar com a formatura de 2025 quando 40 novos enfermeiros e enfermeiras estarão recebendo seus diplomas pela Fafram.
Os órgãos avaliadores mais recentes, como o Ministério da Educação (MEC) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), analisam o curso com base em indicadores como infraestrutura, qualificação do corpo docente e proposta pedagógica.
“Nosso curso apresenta nota 4,0, (numa escala de 0 a 5) resultado que reflete nossos esforços em manter uma qualidade acadêmica alinhada às demandas profissionais e às melhores práticas de ensino. Continuamos investindo em melhorias para garantir que nossos estudantes tenham uma formação sólida e atualizada”, ressalta a coordenadora
Perguntada sobre o último processo vestibular, Andreza explica que “em relação ao último processo vestibular, considero que foi um processo bem estruturado, planejado para atrair candidatos que se alinham com o perfil do nosso curso”.
Segundo ela, houve uma procura significativa, o que mostra o reconhecimento da qualidade da instituição. “Destaco que, além do aumento no número de inscritos, as etapas do processo seletivo asseguraram que os melhores candidatos fossem aprovados. Isso reforça nosso compromisso com a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho”, completa.