FE realiza IX Congresso de Iniciação Científica

A Fundação Educacional de Ituverava realizou durante a semana, o IX Congresso de Iniciação Científica. O evento aconteceu nos campi da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) e FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras). 

A abertura foi promovida na Fafram, onde estiveram presentes o presidente da FE Roberto Inácio Barbosa, o diretor executivo Seandro Duarte Esteve, o vice-diretor executivo Luiz Miguel Ribeiro Moysés, o secretário da diretoria executiva Gabriel Castro Freitas Barbosa e o secretário do conselho de curadores da FE e diretor regional da CATI, Paulo Cesar da Luz Leão. 

Contou ainda com os diretores das faculdades Doutor Roberto Inácio Barbosa Filho (Betô) da Fafram e Doutora Luciana Moreira Inácio, da FFCL, a coordenadora do evento professora Doutora Rosangela Jumori e a coordenadora da FE professora Lidiane Kanesiro, além dos coordenadores dos cursos, professores e alunos.

Também prestigiaram a solenidade o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Dr. Mário Alves Pereira Neto, o presidente da Câmara Municipal,vereador Marcelo de Oliveira Cirilo (Kuru), presidente do Rotary Club de Ituverava Paulo Bugalho e o diretor da MKM Agrícola Kenjiro Mine. 

O Congresso contou com 650 participantes. Foram submetidos para os Anais do Congresso 271 trabalhos em formato de Resumo Expandido e apresentados a uma banca avaliadora em formato de pôster.

Dentre os trabalhos foram premiados os melhores com o Certificado César Luiz Mendonça, que passa denominar os documentos alusivos às apresentações de destaque no evento que acontece anualmente pela FE e suas instituições de ensino superior. 

Além da FFCL e Fafram, contou com as participações de outras instituições de ensino: ETEC “José Ignácio de Azevedo Filho”; Universidade de Franca UNIFRAN; Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Instituto Agostiniano de Filosofia.

O Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava chegou em sua nona edição com o tema “Convergência de Saberes: integração de áreas do conhecimento para soluções inovadoras”, e tem por objetivo proporcionar um espaço para que estudantes de graduação apresentem e discutam os resultados de suas pesquisas acadêmicas.

Os trabalhos, em formato de pôster, foram expostos em espaços apropriados no Campus da FAFRAM e na FFCL e apresentados oralmente pelos seus autores para uma Banca Avaliadora formada pelo corpo docente e também para o público em geral.

Os trabalhos, em formato de Resumo Expandido, foram submetidos no Portal de Periódicos da Fundação Educacional de Ituverava, na revista Eventos Científicos da Fundação Educacional de Ituverava, encaminhados para avaliação por especialistas de cada área temática, e os Aprovados serão publicados nos Anais do IX Congresso de Iniciação Científica da FE. 

“Participar de um congresso de iniciação científica é muito mais do que apresentar resultados de pesquisas”, afirma a bibliotecária da FE e membro da Comissão Organizadora, professora Vera Mariza Chaud.

“É uma oportunidade ímpar para o crescimento acadêmico e pessoal de cada estudante, é, muitas vezes, o primeiro contato formal desses estudantes com o “fazer” científico. É uma etapa em que se aprende o rigor metodológico, a ética da pesquisa, a importância da revisão e, principalmente, da persistência diante dos desafios. Um verdadeiro aprendizado”, destaca Vera.

Segundo ela, em eventos como esse, celebra-se a ciência em sua forma mais inovadora: a ciência feita por jovens pesquisadores que trazem novos olhares, questionamentos e ideias para mergulharmos neste vasto universo do conhecimento.

“Com isso, a instituição consegue oferecer aos alunos, a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação cientifica, como a apresentação oral, escrita e a argumentação crítica e ainda divulga o resultado do seu esforço como acadêmico, como forma de estímulo e incentivo”, concluiu.

Na oportunidade da abertura também aconteceu palestra “Onde há vontade, há caminhos”, proferida por Emanuel Curi, ex-policial militar formado pelo Batalhão de Operações Especiais, atleta paralímpico de tiro com arco, crossfit e faixa preta de Jiu-jitsu, que teve sua trajetória de vida e sonhos completamente transformada por uma acidente, que lhe tirou muitas coisas, entre elas os movimentos do braço esquerdo.