O Sindicato Rural de Ituverava promoveu no sábado, dia 19 de outubro, um Dia de Campo sobre a utilização de Drone na Agricultura. O evento aconteceu no recinto do Sindicato e contou com as participações de representantes de empresas do segmento agricultores, filhos de agricultores, estudantes de agronomia, entre outras pessoas ligadas ao agronegócio.
Os trabalhos foram conduzidos pelo professor Silvio de Paula Melo, tendo a abertura realizada pelo presidente do Sindicato Rural Guilherme Ribeiro Rocha Chavaglia.
“Hoje nós sabemos que existem máquinas que praticamente fazem as pulverizações via trator, implementos que normalmente causam alguma injúria na soja ou na cana e, o drone praticamente trabalha aéreo e as injúrias são menores, o trabalho é mais rápido, mais eficiente e com menor consumo de água, pois hoje a preservação de água se tornou muito importante e o Meio Ambiente agradece a utilização com menor volume de água”, declarou o professor Silvio sobre a importância do tema escolhido para o Dia de Campo.
“Inclusive também trabalhando em áreas que normalmente o produtor ou o profissional não precisam estar lá no momento, tendo em vista que de longe já conseguem identificar estas áreas”, salientou.
Perguntado sobre o custo do investimento, Silvio informou que “em um primeiro momento a gente acha caro, mas as empresas que estão aqui vem demonstrar que o drone é viável economicamente, além da rapidez e eficiência, portanto, economicamente é viável 100%”.
O professor explicou que Sindicato Rural tem parcerias fortes com FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda\Fundação Educacional de Ituverava) e que irá promover outros Dias de Campos.
“Tanto que nós vamos promover outro esse ano e vamos tratar de Agricultura de Precisão junto com algumas empresas da região, mas acredito que a importância de trazer o produtor rural, filhos que são a nova geração do agro e que vão levar a tecnologia para as propriedades familiares e mostrar que é viável, rápida e eficiente”, adiantou Silvio.