Vila do Samba realiza 1º Festival de Capoeira

A cidade de Ituverava recebeu, no final de semana do dia 19 de outubro, dezenas de capoeiristas para realização do primeiro Festival de Capoeira “Vem Que Tem Dendê”, organizado pela Vila do Samba e o Grupo Nação SouCapoeira.

O I Festival de Capoeira tem como objetivo, fomentar o esporte e a cultura afro-brasileira e oferecer um intercâmbio cultural, não só as crianças matriculadas no projeto, mas para toda a comunidade ituveravense, que teve a oportunidade de conhecer capoeiristas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

No evento foi realizado a primeira graduação dos alunos da Vila do Samba que são supervisionados pelo grupo Nação SouCapoeira, e completam nove meses de aulas ficando aptos para sua primeira corda.

Durante o evento o público também pode se emocionar com a musicalidade, e a história da capoeira e dos capoeirista, admirar o jogo a luta e a ginga envolvente da capoeira e dançar com a roda de samba. 

Essa arte marcial afro-brasileira é um terreno fértil para o desenvolvimento infantil e carrega em si um processo lúdico fenomenal, trabalha a parte física, emocional, a interação, a musicalidade a cognição e desenvolve um maior senso de disciplina, algo que carrega para toda a vida, ensinamos também matemática, geografia e história, usando a transversalidade.

É importante salientar que o projeto da Vila do Samba fica localizado no bairro Guanabara III um bairro de alta vulnerabilidade, sendo o esporte e lazer escasso nesta região.

A sede por si só é muito emblemática visto que o espaço todo depredado deixou de ser usado como um ponto de uso de drogas e de violência, para um espaço revitalizado onde é oferecido esporte e cultura totalmente gratuitos para as crianças não só desta região, mas de toda a cidade.

A Psicóloga Luana Martins idealizadora da Vila do Samba, agradece aos capoeiristas que estiveram presentes, Professores Montanha de Bebedouro, Soldado de Ibiraci-MG, Gasparzinho de Franca, Pezão da Bahia, Luana de Miguelópolis, Higor de Barretos, Miudinha de Miguelópolis, estagiário Tom de Ituverava e aos Contramestre Acerola e Fernando que abraçaram a Vila do Samba e presenteou com uma Capoeira de alto nível, integrando a um dos maiores grupos de capoeira do Brasil, a Nação SouCapoeira, que atua há mais de 14 anos na cidade de Miguelópolis.

Também esteve presente no evento representando o Prefeito Luiz Araujo, Toninho Passatuto representando o secretário do esporte, Missionários Eliana e Sebastião coordenadores do IVVI-NAF-NAMI.

“Gostaria de agradecer também ao José Constantino da Silva (Tino) que sempre nos apoiou e desta vez não foi diferente o festival foi realizado no NAF José Plinio Romanini sede do I.V.V.I-NAF-NAMI”, declarou a coordenadora do Projeto, a psicóloga Luana Martins.