Luiz Araújo e Grilo são reeleitos com 70,68%

O atual prefeito Luiz Araújo (Republicanos) foi reeleito prefeito de Ituverava para administrar o município pelos próximos quatros anos. Ele repetiu a dobrada com o também atual vice-prefeito Marcos Antônio Sampaio “Grilo” do PL (Partido Liberal).

Eles obtiveram 12.067 votos, totalizando 70,68 por cento dos eleitores que compareceram nas urnas nas eleições de domingo, dia seis de outubro, em Ituverava. Em 2020 quando foram eleitos, eles tiveram 12.286 votos, que correspondeu a 66,28% dos eleitores.

A eleição na cidade contou com três candidaturas. O atual vereador Markim do Sindicato (Solidariedade), que teve como candidato a vice-prefeito o ex-vereador Carlos Magno Quereza Jacob Lima Machado, ficou em segundo lugar com 2.819 votos, 16,51% dos votos válidos.

Os terceiros foram Pedrinho Galassi e Xiquim Bernardes (PSD), candidatos a prefeito e vice-prefeito que tiveram 2.186 votos, 12,80% dos votos válidos.

A eleição em Ituverava teve 20.303 votos totais, o que inclui 1.693 votos brancos, 8,34% dos votos totais, e 1.538 votos nulos, 7,58%. A abstenção foi de 7.573 eleitores, 27,17% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade e distritos.

Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) algumas horas após o término da votação. Com a divulgação dos votos nas urnas, logo se percebeu a larga vantagem que teria a candidatura à reeleição.

O resultado é o saldo da administração que assumiu compromissos ainda durante a crise da pandemia da COVID-19.

Executou melhorias na cidade com destaque para recapeamento de centenas de trechos de ruas, conquista do Corpo de Bombeiros, nova iluminação de LED, aquisição de áreas para distrito industrial e para construção de casas populares entre outras inúmeras benfeitorias. Aos 53 anos de idade, Araújo tem 20 anos de vida pública completos, contando quatro mandatos de vereador e um de prefeito. A expressiva votação e aceitação da população o credencia para busca de possíveis voos maiores ao final da segunda gestão na Prefeitura Municipal de Ituverava, quiçá Ituverava volte a ter deputado estadual em breve.