Ituverava volta da última etapa das finais com mais uma prata e dois bronzes
No dia 21 de setembro, na cidade de Santana do Parnaíba, ocorreu as Finais Master do Campeonato Paulista de Karatê em que a cidade de Ituverava foi representada pela Equipe Red Tigers com o técnico Gabriel Furlan, professor de karatê e de engenharia na FFCL e pelos atletas Luiz Carlos Correa, técnico de farmácia na DrogaServ e Gustavo Maeda, agrônomo do Banco do Brasil.
Luiz Correa era tricampeão paulista no kata (apresentação) e kumite (luta) na categoria mais de 60 anos iniciantes, a qual contempla atletas da faixa branca até a verde. Este ano competiu na categoria especial, enfrentando atletas de faixa roxa, marrom e preta. Conseguiu ser vice-campeão no kumite e terceiro lugar no kata.
“Volto muito feliz com essas duas medalhas, enfrentei adversários que já são faixa pretas a mais de 30 anos e eu tenho somente 6 anos de karatê. No kata, sabia que seria difícil, mas no kumite foi por pouco, na final comecei ganhando, mas o deixei virar, faltou fôlego, eu vinha de um resfriado forte”, comemora Luiz Correa.
Gustavo Maeda começou no karatê no começo de 2022 e já em 2023 se sagrou Campeão Paulista de Kata na categoria mais de 45 anos iniciantes. O objetivo era repetir o feito, mas devido a um pequeno desequilíbrio em sua apresentação ficou em sétimo lugar na apresentação, porem foi terceiro lugar no kumite.
“Na apresentação foi um pequeno detalhe, que acontece mesmo. E na luta que não era meu foco inicial, colocamos um pouco mais de dedicação e conseguimos trazer um bronze. Importante é que estamos classificados para o Brasileiro”, explica Gustavo Maeda.
“Dentro do que tínhamos traçados como meta para esse campeonato, o resultado ficou abaixo, porém, os dois atletas voltam com a clareza de que era possível voltar com 3 ouros e 1 bronze dessa etapa e como todo esporte, são nos pequenos detalhes que se define a vitória. Era possível e no campeonato brasileiro é possível também voltar com esse desempenho, focar para dezembro”, complementa o Sensei Gabriel.
No somatório das finais, a equipe Red Tigers coloca Ituverava na 21ª colocação dentre as mais de 570 equipes federadas na FPK. Somando todas as etapas classificatórias e finais, a Red Tigers é a 4ª com melhor taxa de conversão em medalhas com 62% e a 6ª em taxa de conversão em ouros com 29%.
“Esse ano estivemos com menos atletas competindo comparado ao ano passado, mas os resultados deste ano são ainda mais gratificantes”, ressalta o Sensei Gabriel.
“Até o ano passado tínhamos apenas atletas competindo na categoria de iniciantes, esse ano tivemos nossos 3 primeiros atletas competindo entre os melhores (Luiz Correa, Jacob Menezes e Lis Bueno) e os resultados vieram”, lembra.
“Se a meta dessa final master fosse alcançada subiríamos para 5ª colocação do estado. Precisamos de mais atletas dispostos a competir em alto nível.” – Finaliza o Sensei.
A Red Tigers agradecemos toda a equipe (alunos, atletas, familiares e profissionais da comissão técnica) e as empresas que apoiam o karatê de Ituverava: Unimed, Previal, Drogaserv, Hortifruti Yamada, Império das Marmitas, Cunha Nutricionista e Sorvete & Cia.
A Red Tigers, iniciará uma turma junto ao IVVI (Instituto Valorização da Vida de Ituverava), os interessados podem procurar a recepção do NAF (Núcleo de Atendimento à Família) José Plínio Romanini.