Processo contou com as presenças de juiz eleitoral, presidente da OAB, representantes de partidos e imprensa local
Aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 30 de setembro, o processo de auditoria das urnas eletrônicas que estarão nas seções de votação no domingo, dia seis de outubro, em Ituverava.
O processo foi aberto ao público e aconteceu no Cartório Eleitoral de Ituverava. Contou com a presença do juiz eleitoral, Doutor Leonardo Breda, o presidente da OAB ((Ordem dos Advogados do Brasil), Dr. Mário Alves Pereira Neto, representante da coligação “Coragem e Fé para Avançar”, Paulo Antônio Rodrigues de Souza e o presidente do PSD de Ituverava Tiago Mariano Menezes, além de representantes da imprensa, jornais O Progresso e Tribuna de Ituverava.
Os trabalhos foram conduzidos pelo chefe do cartório eleitoral Luciano de Melo Benelli e contou com apoio dos servidores Rubiana Severino de Oliveira, auxiliar de cartório e Caio Moraes Araújo, técnico judiciário.
Na oportunidade, foi escolhida uma urna pelos presidentes e certificado que todos os candidatos estão na urna. Em seguida foi feito o teste de votação. As pessoas presentes puderam votar abertamente nos candidatos de forma aleatória.
Foram anotados estes votos em papel e ao final, encerrado o processo de auditoria, imprimiu-se o boletim de urna e, verificou-se que o resultado do boletim da urna foi idêntico ao anotado no papel de acordo com os votos dados.
“Isso demonstra que o sistema eleitoral funciona de uma forma correta, de acordo com voto dado correspondeu ao voto do candidato e ao final a quantidade de votos foi a mesma. De acordo com os votos dados na urna foi conferido que o resultado bateu com aquele anotado”, destacou o chefe do cartório.
A auditoria também aconteceu na cidade de Guará na terça, dia primeiro de outubro, com a presença do Dr. Leonardo Breda que é o juiz eleitoral em ambos os municípios, chefe do cartório Luciano, representantes de partidos e convidados e executado o mesmo processo.
“A importância do processo de conferência foi para demonstrar que o sistema eleitoral funciona”, afirma Benelli. “A urna é um equipamento que funciona sem estar conectado na internet e atua de forma isolada em cada seção eleitoral”, explica.
“A conferência da votação idêntica ao dia da eleição demonstra que o voto dado aquele candidato corresponde e, a quantidade de votos dados na urna também corresponde ao final de acordo com a totalização do extrato que a urna emite que chamamos de boletim de urna”, esclarece o chefe do cartório.
Todos os votos na urna saem registrado no BU e bateram e corresponde ao que anotaram no papel, demonstrando que o sistema funciona de forma correta.
Auditoria
A auditoria das urnas é realizada todos os anos, nas proximidades do dia das eleições. Em Ituverava sempre acontece nas dependências do Cartório Eleitoral, onde a população é convidada a comparecer.
O evento é aberto ao público, de modo que qualquer pessoa que comparecer poderá acompanhar os trabalhos e participar dos testes.
Conforme explicou o chefe do cartório eleitoral de Ituverava, Luciano Melo Beneli, a auditoria realizada nas urnas eletrônicas está prevista na Resolução TSE nº 23.673/2021 que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação e deve ser realizada em todas as Zonas Eleitorais do país antes de qualquer eleição.
Em Ituverava estão disponíveis 120 urnas, sendo 105 utilizadas nas sessões eleitorais e 15 de reserva. Nas eleições de 2022 foi substituída uma urna em cada turno de votação.