Morre a professora “Tia Cidinha do Ferreirinha”, fundadora do Lar da Criança Francisco de Assis

Na última semana, a cidade de Ituverava perdeu um de seus ícones de filantropia. Faleceu na quarta-feira, dia 25 de setembro, a professora pedagoga Maria Aparecida Costa Menezes (Cidinha do Ferreirinha), aos 91 anos. Ela era diretora e fundadora do Lar da Criança Francisco de Assis.

Casada com José Ferreira de Menezes “Ferreinha” (falecido). Filha de João Pedro da Costa e Alva de Almeida, são seus irmãos Roberto Almeida Costa, Pedro Alberto Costa, Maria José Costa, Maria Emerenciana Costa Cardoso (todos falecidos).

O seu sepultamento aconteceu no mesmo dia às 15 horas no Cemitério São João Batista em Uberaba. Deixa sem dúvidas um enorme legado de amor ao próximo, culto à Educação e bem estar sobretudo das crianças carentes.

Tia Cidinha não teve filho consanguíneo, mas com certeza deixou triste milhares de filhos que são ou foram amparados pelo Lar da Criança, além de um grande número de amigos e admiradores.

Fundadora do Lar da Criança Francisco de Assis em março de 1982. Ela era residente de Ituverava desde 1954. Na cidade fundou uma das mais importantes entidades do município que, em março deste ano completou 40 anos de atividades, prestando relevantes serviços na área de Educação e Assistência Social.

História

A entidade teve sua fundação ao término do ano de 1988, embora a necessidade de tal construção tenha se dado no início da década de 80, com a realização de reuniões semanais com o grupo de pessoas e amigos frequentadores do Centro Espírita Francisco de Assis que achou por bem apoiar a ideia de fundar uma entidade filantrópica para amparar as crianças que ficavam em casa, para os pais se dirigirem ao trabalho, no corte de cana e colheita de algodão, agricultura implantada no município.

Foi elaborado projeto para a aquisição do terreno e assim buscou-se recursos com a realização de eventos das mais diferentes espécies. O Grupo conseguiu a doação de 2 mil metros do terreno da então Casa do Menor, onde hoje se encontra a APAE.

Com apoio da imprensa escrita e falada da época, da indústria e do comércio, bem como da sociedade ituveravense e autoridades governamentais, a sede foi construída para tal amparo e foi inaugurada em 27 de março de 1984, contando com 750 metros de construção e atendendo 42 crianças em período integral.

Em abril do mesmo ano, o número de crianças atendidas saltou para 201, o que causou dificuldades financeiras, levando ao apelo para a sociedade. Assim, estruturou-se um grupo de madrinhas que muito colaborou na manutenção da entidade.

Estruturou-se também a contribuição da sociedade com brinquedos, levantamento de recursos para confecção de uniformes e carnês de sócio contribuinte no valor de 10 cruzeiros por mês.

A entidade registra com orgulho a passarem de mais 7.200 crianças durante seus 40 anos de existência, oferecendo Educação Infantil de Qualidade. Existe nos fundadores o prazer em atuar voluntariamente na Educação, vislumbrando o progresso da sociedade ituveravense, participando ativamente da construção de um Brasil melhor.

A diretoria executiva do Lar da Criança, que atualmente conta com a Escola de Educação Infantil e também com a Escola de Ensino Fundamental e Médio, sempre foi composta por cidadãos ituveravenses que reconheceram a importância de seu funcionamento.

A Escola de Educação Infantil atende de segunda a sexta-feira. As crianças chegam às 7:30 da manhã, recebem a primeira refeição com a presença das monitoras, em seguida vão para as salas de aulas, com presença de professoras habilitadas.

A estrutura permite o atendimento de crianças de dois a cinco anos de idade, compondo os grupos de maternal 1 e 2 e também as primeiras e segunda etapas da Educação Infantil.

Todas as salas são organizadas de acordo com a idade que atendem, propondo atividades pedagógicas, lazer e práticas socioeducativas para o bom convívio entre as crianças.

Oferecendo três refeições diárias, repouso físico em dormitórios montados com muito carinho, camas individuais, climatizados desde 2023 mais uma vez com a colaboração de pessoas que valorizam o cuidado à primeira infância.

Há ainda o “parquinho” estruturado com escorregadores, escadas, e paredes de escaladas adequadas às idades atendidas, brinquedoteca, sala de TV, atividades de expressão corporal e preparações especiais para celebrações de datas comemorativas na entidade.