O Cartório Eleitoral de Ituverava promoveu no sábado, dia 21 de setembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Humberto França, o treinamento para os mesários que vão trabalhar nas eleições do próximo dia seis de outubro.
Conforme explicou o chefe do cartório de Ituverava, Luciano Melo Beneli, o treinamento abordou de forma prática e com detalhes o uso da urna eletrônica no dia das eleições.
“Os mesários puderam treinar na urna eletrônica todas as hipóteses de atendimento ao eleitor de modo a lhe permitir conhecer e testar as funcionalidades do equipamento para viabilizar o exercício do voto”, informou.
Ele ressalta que o treinamento é fundamental para capacitar o mesário a desempenhar de forma segura e eficiente suas atribuições no dia das eleições e garantir ao eleitor o exercício do voto de forma livre, segura e sigilosa.
Segundo Beneli, o principal trabalho do mesário é atender o eleitor e viabilizar o exercício do voto na sessão eleitoral. “A responsabilidade é de garantir ao eleitor, no interior da seção eleitoral, que seus direitos e deveres serão observados e que o exercício do voto será concretizado com total liberdade, sigilo e segurança”, ressalta
Nas eleições deste ano foram convocados 420 mesários para trabalhar em Ituverava e 192 mesários para trabalhar em Guará.
De acordo com o chefe do Cartório, em Ituverava e Guará, a Justiça Eleitoral convoca para os trabalhos eleitorais apenas as pessoas que têm interesse em trabalhar nas eleições.
“Não há convocação forçada. A cada eleição, os mesários que manifestam interesse em continuar trabalhando permanecem e os que desejam sair são substituídos por voluntários previamente cadastrados”, esclarece.
