Ituverava terá auditoria das urnas eletrônicas

Em Ituverava a auditoria das urnas, que acontece todos os anos, nas proximidades do dia das eleições, ocorrerá nas dependências do Cartório Eleitoral, na nas urnas eletrônicas está prevista na Resolução TSE nº 23.673/2021 que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação e deve ser realizada em todas as Zonas Eleitorais do país antes de qualquer eleição.

No evento será escolhido de forma aleatória pelos presentes no mínimo uma

urna eletrônica de Ituverava e uma de Guará, sendo verificada a conformidade dos dados dos eleitores, candidatos, do sistema e do funcionamento da urna.

A conferência do funcionamento da urna eletrônica é realizada da seguinte forma: cada pessoa presente, após votar na urna eletrônica, em candidato aleatoriamente escolhido por ela, informará o voto para anotação em papel. Ao final do procedimento, serão comparados os votos anotados no papel com os constantes do boletim de urna e o resultado terá que ser igual.

Por fim, será realizada a verificação dos sistemas instalados na urna pelo programa Verificador de Integridade e Autenticidade dos Sistemas Eleitorais (AVPART).

“A atividade é muito importante para dar transparência aos trabalhos de preparação das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais à sociedade, às autoridades e às entidades fiscalizadoras, de modo a demonstrar o correto funcionamento das urnas que serão utilizadas nas eleições”, ressalta Beneli.

Em Ituverava estão disponíveis 120 urnas, sendo 105 utilizadas nas sessões eleitorais e 15 de reserva. Nas eleições 2022 foi substituída uma urna em cada turno de votação.

Estará presente o Juiz Eleitoral, e serão convidados o Promotor Eleitoral, os Representantes dos partidos políticos, o Presidente da OAB local, os representantes da imprensa local e os cidadãos que quiserem comparecer.