Alerta é para os casos de queimadas e baixa umidade que assolam neste momento
Devido aos casos graves de queimadas na região, agravados pela baixa umidade e as condições climáticas atuais, a Secretaria da Saúde divulgou a Nota Informativa nº01/2024 para recomendar uma série de medidas para proteção da saúde da população.
Segundo as recomendações, a população deve evitar a exposição à fumaça das queimadas sempre que possível; e manter portas e janelas fechadas para impedir que a fumaça entre em ambientes internos.
Nesse período, é importante que a população beba bastante água, para manter as vias respiratórias hidratadas, e usar máscaras ao sair em meio à fumaça. É recomendado o uso de umidificadores de ar; panos ou toalhas úmidas nas janelas e portas, e baldes com água nos cômodos para ajudar a manter o ambiente úmido.
Em casos de irritação nos olhos e nariz, é recomendado o uso de soro fisiológico. A orientação é para que a população também cuide dos animais de estimação, mantendo-os hidratados e em locais protegidos da fumaça.
A Saúde reforça para que a população fique atenta aos sintomas como falta de ar, tosse persistente, irritação nos olhos, nariz e garganta, ou agravamento de condições respiratórias pré-existentes. Nesses casos, procure atendimento médico.
Em casos de incêndios ou mais emergências, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.