Vínicola Marchese Di Ivrea de Ituverava faz parte da Rota dos Vinhos Paulistas
Na quarta-feira, dia 28 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo lançou, no Palácio dos Bandeirantes, um programa que prevê um pacote de medidas com o objetivo de desenvolver o enoturismo no interior de SP.
O projeto é uma iniciativa entre as secretarias de Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e é coordenado pela Casa Civil.
Ação intersecretarial pretende contribuir com o desenvolvimento regional por meio da vitivinicultura
Com o objetivo de ampliar a participação do estado, o projeto “Rota dos vinhos paulistas” conta com a Vinícola Marchese di Ivrea de Ituverava em seu roteiro.
O empresário e advogado Dr. Luiz Roberto Lorenzado esteve presente no evento que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas e a primeira dama do Estado Cristiane da Silva Freitas.
Após o crescimento observado em 2023, quando ocorreu um aumento de oito vezes no número de novos pés de uva destinados à indústria, as previsões para a safra 2023/24 continuam otimistas.
De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura (IEA) do estado, a expectativa é de um incremento de 10% na produção, com o número de pés de uva passando dos atuais 392 mil para 432 mil.
“Sessenta e seis vinícolas foram distribuídas em cinco rotas, sendo cinquenta e cinco nas rotas e onze enodestinos. Assim, o projeto organiza as informações sobre os empreendimentos vitivinícolas no estado”, afirma Adriana Verdi, do gabinete da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
Segundo a Secretaria de Agricultura paulista, o aprimoramento na qualidade dos vinhos produzidos em São Paulo é resultado de um esforço que começou há duas décadas.
Naquele período, os viticultores do estado começaram a adotar a técnica da dupla poda das videiras, que inverte o ciclo natural da planta, permitindo que a maturação e a colheita das uvas ocorram no inverno, quando há menos chuvas e maior amplitude térmica.
A maior parte da produção de vinho brasileiro se concentra na região Sul do país, mais especificamente na Serra Gaúcha – aproximadamente 80% desse total fica entre os municípios do Vale dos Vinhedos e as cidades Flores da Cunha e Caxias do Sul.
A Vinícola Marchese diIvrea é um dos atrativos que atrai inúmeras pessoas de várias regiões do Brasil semanalmente para Ituverava, além de produzir vinhos reconhecidamente de qualidade, vencedores de prêmios e vendido em todo país e no exterior, elevando o nome da cidade.