Ituveravenses são destaques em Sul-Americano de Basquete

Na Categoria Sub-17, Ana Carolina foi campeã jogando final contra Botafogo-RJ

As jovens irmãs ituveravenses Ana Carolina França Camargo e Amanda França Miguel estão se destacando no Basquete. Ana foi recentemente campeã Sul-Americana na categoria sub-17 em partida final na sexta-feira, dia 19 de julho, quando sua equipe Apagebask /Guarulhos-SP venceu o time do Botafogo do Rio de Janeiro.

Amanda, que defende a mesma equipe, jogava ontem, sexta-feira a final da Sub13, com grandes chances de conquistar o primeiro lugar da competição contra Esperia/Corinthians. O Torneio conta com cerca 1.500 jovens de 12 a 21 anos na disputa, sendo mais de 80 equipes do continente participantes na competição. 

Ambas, portanto, jogam pela equipe Associação Educacional e Esportiva e Cultural Apagebask/Guarulhos-SP. O torneio aconteceu de 14 a 26 de julho em Santa Rita do Sapucaí. Elas são filhas do Motorista José Rogério Camargo Miguel e a auxiliar de limpeza Marina Tobias França Miguel, residentes em Ituverava.

Ana Carolina 

A atleta Ana Carolina tem 16 anos e 1.92 de altura. Ela iniciou no esporte aos 10 anos. No ano de 2019 seu primeiro time foi a equipe Red Peppers Basketball Clube de Ituverava, através do treinador e incentivador Alessandro Lucindo. 

A jovem também participou do projeto Basquetebol para Todos do IVVI (Instituto Valorização da Vida de Ituverava) no NAF (Núcleo de Apoio à Família José Plínio Romani).

A jogadora lembra que em 2023 chegou ao Centro de Desenvolvimento Esportivo Bradesco Esportes e Educação de Osasco- SP, onde ficou por um ano encaminhada pelo técnico Alessandro Lucindo de Ituverava e Coach Xuxu de Franca.

Em seguida foi para o Apagesbassk de Guarulhos onde está atualmente. “Foi realizado uma peneira no clube Bradesco na cidade de Osasco e passei nas fases seletivas e fui contratada”, recorda. 

A atleta diz que sua motivação para o esporte foi “porque gosto do que me desafia e foi o esporte que me fez superar minhas inseguranças como a minha altura, medos, timidez e só me fez bem”.

Durante o Campeonato Sul Americano Sub-17 em Santa Rita do Sapucaí MG, onde sua equipe sagrou-se campeã, ela também foi por três vezes escolhida a melhor do jogo. 

Antes, ela já havia conquistado o vice-campeonato da Copa Centenário Sub-16 e nos Jogos da Juventude em Araçatuba Sub-16/17/21, ambos pela Apagebask. Pelo Bradesco conquistou primeiro lugar no Campeonato CBI na Sub-15 em Foz de Iguaçu-PR em 2023. 

Ana Carolina concedeu entrevista ao Jornal O Progresso de Ituverava e destaca que as conquistas são resultado de seu desempenho e dedicação e sempre foco no objetivo. 

“Sempre enfrentar desafios que em algum momento da vida. E que, apesar das dificuldades, é possível superá-los e vencer. Ter resiliência, e pensar positivo sempre, afirmou sobre seus planos futuros. 

Amanda

A jovem Amanda França Miguel, de 13 anos, 1,75 de altura é jogadora da mesma equipe da irmã, Associação Educacional e Esportiva e Cultural Apagebask / Guarulhos-SP, onde conta com a técnica Vilma Rejane Lima.

Ela começou jogar em 2019 na equipe Red Peppers Basketball Clube (Ituverava) e no Projeto Social Basquetebol para Todos no IVVI/NAF, representado pelo técnico Alessandro Lucindo e que conta com o professor de Educação Física Márcio Antônio Macedo de Melo. 

Ela recorda que começou a praticar o esporte através da irmã Ana Carolina. “Aprendi a gostar e não parei mais”, disse. Para chegar no clube atual, recebeu um convite para fazer peneira no e passou nas fases seletivas. 

Na disputa pelo Campeonato Sul Americano Sub-13 Santa Rita do Sapucaí MG, ela concedeu entrevista para o Jornal O Progresso. 

“Com muito treino, disciplina e pelos estudos”, acredita a jovem. Ela, no entanto, tem planos de continuar se destacando na modalidade. “Chegar longe e me destacar na Seleção Brasileira entre outros times grandes. Sempre focada em ajudar meu time”, conclui a atleta.