Evento promovido pelo Kennel Clube reúne expositores de 80 raças de cães de todo Brasil
A Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) sediou no final de semana etapa do Circuito de Exposição de Inverno promovida pelo Kennel Club de Ribeirão Preto em conjunto com Kennel Club Triângulo.
Na oportunidade, foram realizadas exposições com a presença de juízes brasileiros e estrangeiros e contou com aproximadamente 80 apresentadores de cães profissionais de todo Brasil, em um total de 234 cães de raças puras.
Conforme explicou o presidente da executiva do Kennel Club de Ribeirão Preto, Rodrigo Honorato Costa, esse evento ocorre por Kennels clubes de cada região.
Ele explica que no estado de São Paulo são 12 clubes e no Brasil aproximadamente 50 e, com isso se faz um circuito nacional onde os eventos são com datas pré-agendadas um ano antes no qual os expositores e os cães se preparam para o circuito nacional.
Nos circuitos comparecem criadores de animais de raça pura com pedigree pela da Federação Internacional. Segundo o presidente, a participação de cada animal vai de acordo com a classe, podendo ser inicial, jovem ou de grandes campeonatos que são para cães que já iniciaram a aquisição de título no circuito nacional.
“Ituverava é uma cidade bem receptiva a este tipo de evento. Já é o terceiro que fazemos, dois aconteceram no Parque de Exposições, sempre contamos com apoio da Prefeitura e organizadores locais, incluindo alguns de nossos sócios que são da cidade de Ituverava o que facilita essa receptividade”, declarou Rodrigo.
O presidente do Kennel destacou ainda que o evento é muito importante para a população. “Mostra que o cão de raça é algo especial porque além de ser de raça pura ele tem as suas funcionalidades temos, por exemplo, o Boder collie que são cães de companhia, temos cães de acessibilidade e isso é algo que possa ser apresentado desta maneira”, ressalta.
Ele explica, contudo, que “é necessário o cão de raça pura para desenvolver estas habilidades nas quais suas raças predispõem a isto”. Rodrigo declarou também a importância de realizar o Circuito no interior de uma faculdade que tem o curso de Medicina Veterinária e com suporte de um Hospital Veterinário.
“Muito importante também para os acadêmicos da Medicina Veterinária, Agronomia ou cursos profissionalizantes que trabalham direto com estas particularidades de cada raça e tendo um contato mais próximo das diferentes raças”, observou.
Para se ter uma ideia estiveram presentes expositores de raças como Pastor Shetland, Cão de Crista Chinês, Akita, Schnauzer Gigante, Bull Terrier, Spitz Anão, Bernesse Montain Dog, Box e Chow Chow, além das mais comuns na região como Pinscher, Doberman, Labrador, Chiuaua, Pointer, Weimaraner e Setter. Cada uma com sua particularidade, tanto de estética quanto de saúde.
O evento foi aberto ao público e os participantes doaram um quilo de alimento para cães. Contou com a presença do presidente da Fundação Educacional de Ituverava Roberto Inácio Barbosa, vice-diretor executivo Dr. Luiz Miguel Ribeiro Moysés, gestor de marketing da FE Gustavo Souza Baldan, colaborador Rodrigo Branquinho, docente do curso de Medicina Veterinária, médico veterinário e associado do Kennel Clube Dr. Cleber Jacob de Paula e associado do Kennel ituveravense Leandro Gir Cola.
“O evento foi um sucesso, trazendo para a Fafram criadores, handlers e juízes do mais alto gabarito, inclusive estrangeiros. Com isso conseguimos levar o nome Fafram não só por todo o Brasil, como alguns países da América do Sul como uma faculdade com estrutura física e de profissionais do mais alto nível”, afirma o professor e veterinário Dr. Cleber.
“Para nossa cidade o evento traz movimentação de pessoas e conhecimento, além de fomentar a economia através hotéis e restaurantes. Com o apoio da Fafram e FE neste ano o número de animais inscritos superou 230 e os alimentos arrecadados serão doados a entidades do município”, completou o professor.

“O Circuito nacional foi de suma importância para agregar conhecimento, conhecer modalidades e aproximar as pessoas desse ramo. Eu, como Médica Veterinária, posso afirmar o leque gigante que tem as diversas áreas da veterinária como por exemplo esse encontro nacional na qual muitas vezes não se encontra oportunidade de ser conhecido por mais pessoas. A faculdade sempre oferece aos médicos veterinários e pessoas interessadas do meio oportunidade relevantes para adquirir conhecimento”. Nataly Constancio, Médica Veterinária residente no Hospital Veterinário da Fafram.

“Achei muito legal a faculdade ter contribuído com o espaço para organizar o evento, ao mesmo tempo que foi bom para o pessoal conhecer a exposição, também tiveram a oportunidade de conhecer a Fafram e, acho que esse tipo de evento contribui sim para o conhecimento, gostei muito de ter ido, conheci muitas raças pessoalmente, que antes nunca tinha visto, e foi possível visualizar bastante a diferença de linhagens, então achei realmente muito legal”. Pietra Scarela Sampar Silva, aluna do curso de Medicina Veterinária da Fafram.




