Presidente do Sincovami tem título de Honra Ao Mérito

O presidente do Sincovami (Sindicato do Comércio Varejista do Município de Ituverava) Edelberto Diniz Costa “Beto da Casa Costa” teve aprovado título de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Ituverava.

Além de presidente e fundador do Sindicato patronal do comércio, Beto é diretor da ACII (Associação Comercial e Industrial de Ituverava), onde também foi presidente. Por muitos anos manteve e dirigiu a Casa Costa, tradicional loja de tecidos, confecções e chapéus, obtendo muitos amigos e admiração da população de Ituverava.

Com seu prestígio junto à Fecomércio, tem obtidos benefícios para Ituverava junto ao SESC e Senac, desde cursos profissionalizantes à eventos e apresentações culturais na cidade. O projeto teve aprovação por unanimidade no Legislativo Municipal.

Justificativa

No ano de 1957 inicia-se a trajetória de Edelberto Diniz Costa na cidade de Ituverava. Seu pai Sr. Perseu de Sousa Costa era residente na cidade de Simplício Mendes-Piauí e veio para o Estado de São Paulo para trabalhar, após um curto período se estabeleceu em São Joaquim da Barra, onde conheceu Sra. Gercina Machado Diniz Costa e se casaram e deram início a sua família.

Sr. Perseu e Sra. Gercina (China) estariam aguardando a chegada do primeiro filho do casal precisamente no dia 30 de setembro de 1957. Devido a complicações no parto os médicos relataram que em São Joaquim da Barra não havia mais recursos para mantê-la na Santa Casa de Misericórdia, a única cidade que teria recursos para trazer o bebê ao mundo seria Ituverava.

E foi com muita alegria e bênçãos a chegada de: “Edelberto Diniz Costa” (Beto), portanto ele é um cidadão de Ituverava desde seu nascimento.

O casal teve mais dois filhos, Perseu de Sousa Costa Júnior e Isa Diniz Costa, os dois nascidos em São Joaquim da Barra. Sr. Perseu e Sra. China deram início as atividades do comércio local, fundando a primeira loja em São Joaquim da Barra, denominada Casa Costa.

O comércio era de Tecido, Confecções e Chapéu, com muito trabalho e dedicação a loja foi se solidificando e com esse resultado foram construindo e surgindo muitos sonhos. Beto sempre ligado à loja, desde muito cedo já se dedicava ao comércio, sempre dedicado aos estudos e se destacava entre os alunos da escola.

O tempo passou e abriram uma filial na cidade de Guará, também foi um sucesso durante muito tempo. Em 1976, Beto consegue juntamente com seu pai, abrirem a loja em Ituverava, se empenhando ao máximo conseguiu alugar um ponto comercial do Sr. Assad Chaibub, próximo ao Banco do Brasil onde ficaram por um tempo, o pai continuava em São Joaquim da Barra e Beto ficou trabalhando em Ituverava.

Ele ficou administrando a loja por um tempo e logo após foi para Ribeirão Preto cursar Administração de Empresa mesmo com uma certa distância continuava a participar das atividades das lojas da família.

Em 1979 casou-se com Maria Aparecida da Silva Costa e construíram a família que sempre desejou. Primeira filha Mayra Maria Silva Costa, casada com Cléber Oliveira de Almeida, pais de Joaquim Costa Ferrari Almeida; segunda filha Laila Maria Silva Costa Ambrósio, casada com Cléber Ambrósio, pais de Guilherme Costa Rodrigues Ambrósio e Giovana Costa Rodrigues Ambrósio. Sempre um pai exemplar, se dedicou e se dedica a sua família que é seu bem maior.

Trabalhou na multinacional Case, situada em Ribeirão Preto onde atuou na parte administrativa. Em 1980, seu pai se aposenta e propõe que ele deixe essa atividade para administrar a suas lojas, imediatamente ele deixa tudo e veio trabalhar em São Joaquim da Barra para assumir definitivamente os negócios, sua dedicação foi intensa, sempre com amor e muita responsabilidade, progrediram muito.

As empresas eram a menina dos olhos dele, motivo de orgulho e realização. Em 1999, Sr. Perseu decidiu fazer a dissolução da sociedade e cada filho ficou com uma das lojas, Beto então assume a Casa Costa de Ituverava e passa a se dedicar somente a sua loja, conquistou seu espaço na classe empresarial, além de conquistar o coração dos consumidores de Ituverava, fez grandes amigos em Ituverava e consolidou uma trajetória de realização e sucesso.

ACII e Sincovami Em 1999, Beto filia a Casa Costa na entidade Associação Comercial e Industrial de Ituverava. Naquela época, o empresário já trazia bagagem de ser presidente da ACI de São Joaquim da Barra.

Conhecido pela classe empresarial, Beto, ao se filiar, logo foi convidado a participar da diretoria da época, tendo o cargo de diretor do SCPC, cargo de tesoureiro e outros cargos de confiança.

Através da sua dedicação à entidade, visando sempre a filantropia de ajudar e somar para o crescimento econômico da cidade, Beto se torna presidente da ACI de Ituverava em dois mandatos 2011/2012 e 2013/2014, sendo assim, estando à frente da entidade como presidente, trazendo a bagagem de ter sido presidente da Associação Comercial de São Joaquim da Barra anos anteriores.

Agregando seu vasto conhecimento na parte econômica para dentro da ACII onde pode nos seus quatro anos realizar ações que impactaram positivamente a economia da cidade através da entidade em seu mandato.

Vale ressaltar que o mesmo sempre morou em São Joaquim da Barra, mas seu coração sempre esteve Ituverava sendo assim pegando estrada, arduamente todos os dias, sempre honrando os seus compromissos e sendo uma figura presente tanto na entidade como em sua empresa.

Paralelamente, Beto e outros diretores da ACII lançam o projeto de fundar o Sindicato Varejista do Município de Ituverava, o Sincovami, entidade que defende os interesses da classe empresarial.

Dedicando-se 100 % às duas entidades, a ACII e SINCOVAMI, Beto também trabalha em prol da creche Casa Menor Santa Lúcia de São Joaquim da Barra, que hoje, através do trabalho em conjunto com a diretoria, mantém crianças com projetos musicais e demais atividades educacionais, visando proporcionar educação de qualidade aos jovens da cidade, e faz parte do conselho da Santa Casa de São Joaquim da Barra, sendo assim um trabalho sem remuneração, mais pago com o resultado das ações em prol do crescimento econômico e sociais. Pelo seu papel dentro da sociedade de Ituverava, teve o reconhecimento pelo Legislativo Municipal.