Em sessão ordinária realizada na Câmara de Ituverava na noite de terça-feira, dia quatro de junho, foi aprovado por unanimidade, requerimento de autoria da vereadora Andréa Fonseca Yamada Scotte solicitando informações sobre a situação e o crescimento no número de moradores de rua em Ituverava.
Durante a fase de discussão da proposta o vereador Emanuel Ceruti Galindo (Mané) afirmou ter recebido informações dando conta que supostamente outros municípios estão encaminhando pessoas em situação de rua para Ituverava.
No requerimento, a vereadora destacou que “depois da pandemia, temos observado um alarmante crescimento no número de indivíduos vivendo nas ruas do nosso município, o que nos causa profunda preocupação e nos impulsiona a buscar esclarecimentos sobre as ações em curso para enfrentar esse desafio. Em um mandato participativo, os cidadãos Ituveravenses vêm cobrando desta parlamentar sobre o crescimento dos moradores de rua em Ituverava”.
Ela acrescentou ainda que “como nossa cidade é pequena, conhecemos os moradores de rua que possuem residências fixas em Ituverava, mas optaram em residir nas ruas”.
“Mas após a pandemia temos notado também o grande aumento de pessoas que chegam e estão permanecendo por aqui. O aumento do número de pessoas que vivem hoje nas ruas de Ituverava preocupa a população”, destacou.
Desta forma ela solicitou informações da Prefeitura sobre como a administração municipal está atuando neste segmento, para que o Poder Legislativo possa se unir aos programas e campanhas, visto que tem sido uma problemática constante, gerando incômodo na população, sobretudo, no comércio local.
“É de conhecimento público que a situação de pessoas em situação de rua é uma questão humanitária complexa que demanda uma abordagem eficaz e sensível por parte do poder público. Temos observado um alarmante crescimento no número de indivíduos vivendo nessas condições, o que nos causa profunda preocupação e nos impulsiona a buscar esclarecimentos sobre ações em curso para enfrentar esse desafio”, completou Andréa Yamada.