Em missa campal conjunta entre as paróquias Nossa Senhora do Carmo e São João Batista, realizada na tarde de quinta-feira, dia 30 de maio, em Ituverava, foi celebrada a data de Corpus Christi.
A solenidade contou com as presenças dos párocos padres Marcos e Adailson, vigários e diáconos, além de um grande número de fieis. O altar foi montado nas escadarias do Centro Cultural Professor Cícero Barbosa Lima Júnior, na Praça Deputado Hélvio Nunes da Silva, próximo à Matriz Nossa Senhora do Carmo.
Na celebração foi mantida a tradição dos tapetes coloridos que foram confeccionados por membros da comunidade católica com apoios dos padres. Durante a cerimônia também aconteceu a procissão ao redor dos belos adereços.
Na Igreja Católica, o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira, celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, para recordar a última ceia de Jesus com os apóstolos.
Esta tradição da data com as procissões pelas ruas, tendo as vias decoradas com tapetes de areia e serragem, algo que é um costume para católicos de outros países e faz parte da cultura religiosa entre os devotos no Brasil desde a colonização.
A data celebra, como o nome diz, o corpo de Cristo e começou a ser comemorada ainda no século XIII. Um dos principais motivos da data, era dar uma resposta de fé e de culto a controvérsias e heresias (ideias rejeitadas pela Igreja) acerca do mistério da presença real de Cristo na Eucaristia.
Corpus Christi foi celebrado pela primeira vez em 1247, na Diocese de Liége. Em seguida, o Papa Urbano IV instituiu a celebração numa bula publicada no dia 8 de setembro de 1264.
A tradição dos tapetes coloridos teve origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização. Para a Igreja Católica, os tapetes simbolizam a acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias.
Na cidade de Ituverava, as duas paróquias têm alternado as celebrações em conjunto. No ano anterior, ocorreu na São João Batista e, este ano na Nossa Senhora do Carmo.



