No Brasil, o dia de 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970 de maio do ano 2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Ituverava, a Prefeitura de Ituverava; a Secretaria do Bem Estar e Integração Social, através do CRAS e do CREAS; o Conselho Tutelar e o CMDCA promoveram ações de conscientização para mobilizar e dar mais visibilidade para essa data tão importante.
O intuito dessa data é informar, sensibilizar, mobilizar e convocar toda a sociedade sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes em nosso país.
Essa data foi escolhida para lembrar o “Caso Araceli”, ocorrido no dia 18 de maio de 1973 em Vitória/ES. Na data, Araceli Cabrera Crespo, então com apenas 8 anos, foi atacada, espancada, estuprada e morta por um grupo de jovens da sua cidade. Para dificultar a identificação do corpo da criança os criminosos jogaram ácido em seu rosto e colocaram fogo em seu corpo. Apesar de sua natureza hedionda, o crime até hoje está impune, o que nos mobiliza a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade.
É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de local de moradia (rural ou urbana), de geração e de condições econômicas.
Todos podem contribuir com essa causa, denunciando os casos suspeitos através do Conselho Tutelar, Delegacias, Disque 100, Polícia Militar 190, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ou através do Crimes na Internet: new.safernet.org.br .