O município de Jeriquara, que chegou a ter eleição para prefeito com candidato único em 2012, este ano pode ter cinco concorrentes à Prefeitura, de acordo com os nomes que já despontam como possíveis postulantes.
O atual prefeito Eder Luiz Carvalho está em seu segundo mandato e, portanto, não pode concorrer à outra reeleição. Contudo, entre os nomes que despontam, está o da atual vice-prefeita Ana Cristina Ferreira de Souza Borges, a Aninha do PSD.
Também são vistos como pré-candidatos em potencial: a diretora de escola Elaine Pinheiro de Paula Mansano Garcia (MDB), o funcionário público Alberico Nonato Coelho (PL), o ex-vereador Juliano Rosendo da Silva (Avante), o contador da prefeitura e empresário Gustavo Henrique Costa e o ex-prefeito Almir Luiz Ribeiro (ambos do Republicanos).
Com cinco possíveis pré-candidatos majoritários, é provável que o município tenha também um grande números de candidatos a vereador. O Legislativo jeriquarense possui nove cadeiras que estarão em disputa no próximo dia 06 de outubro.
As convenções partidárias, quando os partidos definem seus candidatos, no
entanto, devem acontecer em final de julho, início de agosto e, quando acontecem ainda coligações para os candidatos a prefeito apresentarem seus companheiros de chapas, ou seja, os candidatos a vice-prefeito, não descartando que pode haver união entre os que se apresentam como pré-candidatos a prefeito.
Se prosseguir o quadro, porém, tudo indica uma campanha muito acirrada no município que possui 3.863 habitantes, de acordo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nas eleições de 2018, Jeriquara contava com 2.739 eleitores, com ligeira vantagem para as mulheres entre os votantes sendo: 1.392 eleitoras (50,82%) e 1.347 homens (49,18%) com direito a voto.