Iniciativa é desenvolvida com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental materna
A 3ª edição da Campanha Maio Furta-Cor será realizada e está programada com diversas atividades em Ituverava. A iniciativa é desenvolvida com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental materna.
Programação
O primeiro evento programado é o “Playzão”, no domingo, dia cinco (das 8h às 11h) no Avenida Beach, (Av. Dr. Paulo Borges de Oliveira, 788), com café da manhã e partidas de beach tênis.
Em seguida, no dia 11, sábado, acontece a Marcha do Maio Furta-Cor, com saída da Praça 10 de Março em direção à Praça da Mãe Rainha, às 8:30 horas.
Já no dia 18 é a vez da “III Jornada Furta-Cor de Ituverava”, evento que será realizado na sede do NAF (Núcleo de Apoio à Família “José Plínio Romanini”), das 8h às 11:30 horas, com ampla programação de palestras e rodas de conversa temáticas.
Conscientização
O evento está em sua 3ª edição e tem a finalidade de dar continuidade a um tema de extrema relevância. É o que motiva organizadores, pois somente a partir da conscientização as pessoas poderão entender que se cuidar é necessário.
Essa conscientização também passa se estender a todas as pessoas ao redor, que devem compreender sobre a complexidade e seriedade desta questão.
Legislação
A campanha existe desde 2020 e já aprovou mais de 50 leis Maio-Furtacor, sendo 3 estaduais (PR, SE, DF) e está presentes em 4 continentes (América, África, Europa e Ásia) e em mais de 17 países.
Não é possível promover saúde mental materna e transformar a assistência atual sem a construção de políticas públicas de saúde e leis que amparem e assistam à integralidade da saúde das mulheres-mães.
Mês das mães
Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Visa realizar ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, época em que celebramos nacionalmente o mês das mães.
“Esperamos que este evento traga visibilidade a este tema tão importante e que além das mães outras pessoas possam se envolver nesta causa. Aguardamos também os pais, avós, padrinhos e madrinhas, babás, professores e todas as pessoas da nossa comunidade. Afinal, como dizia o provérbio africano: É preciso uma aldeia para educar uma criança”, destacam as organizadoras.
Cor da maternidade
O Maio Furta-Cor pretende existir com o intuito de transformar a avalanche de dor e sofrimento materno, em uma verdadeira onda de cuidado, afeto e legitimação dos sentidos do maternar.
Furta-Cor é a cor da maternidade, cuja tonalidade se altera conforme a luz que recebe. As cores da maternidade não se anulam, não são iguais nem formam uma cor só. Suas cores são suas diferenças, na igualdade do direito de ser mãe.
Relevância
A saúde mental materna é um tema de extrema relevância, especialmente em um contexto pós-pandemia em que as mulheres foram extremamente sobrecarregadas.
Falar sobre saúde mental em todos os âmbitos ainda é algo permeado de preconceito, infelizmente. Quando falamos de saúde mental materna existe ainda o agravante de que a maternidade é algo idealizado e romantizado. E pouca ou nenhuma atenção tem se dado ao sofrimento mental de mulheres diante das crescentes demandas que a maternidade coloca.
A expectativa da organização é alcançar os objetivos traçados e poder contribuir de alguma forma com a saúde mental materna em nosso município.

Feedback
O ano passado, a II Jornada Maio Furta-Cor de Ituverava foi um sucesso, com a presença de cerca de 200 pessoas. O evento aconteceu na sede do NAF (Núcleo de Apoio Família José Plínio Romanini), com ampla programação voltada às ações de conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. Foi uma surpresa a receptividade da população, o que é excelente, devido a importância do tema.
Também foram desenvolvidas muitas outras atividades, como exames preventivos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia pela equipe do curso de Enfermagem da Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM); apresentação das oficinas de basquete, artes marciais e xadrez oferecidas gratuitamente no NAF, além do plantão das profissionais do NAMI-Núcleo de Apoio às Mulheres de Ituverava. Também houve recreação para as crianças com a Tia Tati Vaz.
Alcance
A expectativa é que o evento traga visibilidade a este tema tão importante e que além das mães outras pessoas possam se envolver nesta causa.
“Para uma maternidade mais leve e feliz precisamos de rede de apoio e de políticas públicas.Só é possível mudar o mundo, cuidando de quem cuida de todo mundo. Faça parte deste movimento também”, completam.
A entrada é gratuita, mas caso as pessoas queiram colaborar com projetos sociais podem levar leite ou óleo no dia do evento.
Inscrição prévia pelo QR Code ou pelo link: https://bit.ly/jornadamaiofurtacorituverava
