Começou domingo, dia 21 de abril, segundo Torneio Super Máster realizado na Chácara do Lolô/Kadão para atletas com mais de 50 anos. O evento deste ano terá o nome do empresário Roberto Carlos dos Santos Silva, da Sorvetes & Cia, para quem viu jogar: craque Robertinho.
O Torneio Início da Copa Robertinho está marcado para a partir das 8 horas, quando haverá ponta pé inicial pelo homenageado e organizadores. De acordo com o organizador Everaldo Alves Machado Dias “He-man”, são quatro equipes e mais de 60 jogadores inscritos.
Nos domingos em seguida acontecem os jogos valendo a classificação para as decisões. É o segundo torneio desta faixa etária, provido na Chácara. O primeiro homenageou o bancário aposentado, ex-jogador e esportista Benedito Carvalho (Dito Catarino).
Homenageado
O homenageado Robertinho começou a jogar futebol com meus 10 anos. O primeiro jogo foi marcante pois foi a única vez que seu pai, conhecido como Senhor Adolfo Doceiro jogou na vida dele.
“Tive o prazer de jogar com ele, meu irmão, tio e amigos”, lembra Roberto.
Daí foram anos dedicados ao esporte.
Seu primeiro torneio com 12 anos pelo Sapiranga (time do saudoso Edgar Carbonaro)
“Aos 13 anos comecei no time adulto do Paulistano B com a camisa 7 e com a 8 do meu lado um dos fundadores do Jornal O Progresso, Cleso Barbosa da Silva”, recorda. “Depois passei pelos times da reformadora de móveis (time do Piruá) e o famoso Tigrinho do Piolin, que seria o juvenil da Associação Atlética Ituveravense”, recorda.
Fiz minha estreia no time da AAI com 17 anos e joguei amador pelos times Paulistano, Vila São Jorge, Atlético (do Rivelino), Udinese (do Zé Gordo), Flamenguinho, União Esportivo Ituveravense, São Benedito da Cachoeirinha e encerrei em campeonato amador jogando pelo Black Star no primeiro ano do amador disputado no Orlandão”, conta Roberto.
Ele teve ainda passagem pelo time juvenil do Botafogo de Ribeirão Preto nos anos de 80 e 81 e no time principal da AAI por alguns anos.
No Futsal, Roberto teve um capítulo a parte, jogando por Ituverava com apoio do empresário Bassim Tannous, sendo campeão do primeiro Torneio Início da Taça EPTV de Futsal e Campeonato Paulista de Futsal na época com o Grêmio Esportivo Ituveravense que chegou a Taça de Ouro, que corresponde à primeira divisão na época,enfrentando times como Corinthians, Banespa, Suzano e outras equipes tradicionais da modalidade.
“Agora, jogar alguns torneios de futsal municipal e ter seu pai como patrocinador, treinador e ser campeão com o time dos doceiros, isso não tem preço, é emocionante. E nesses torneios tivemos o apoio da Ceamel e Banco Itaú”, lembra o homenageado.
Roberto, portanto, jogou em Campeonatos Amadores por 20 anos. “E no futsal, depois de ter encerrado, voltei a disputar mais um torneio para finalizar de vez no time do Chão Preto no primeiro torneio de futsal disputado no ginásio de esportes da AAI”, destaca.
Para ele, ser homenageado pelos amigos, “é gratificante ser lembrado por tudo de bom que a gente fez e continua fazendo (nos bastidores) pelo esporte em nossa cidade. Esse campo da chácara nos traz muitas, muitas e muitas boas recordações”.
Roberto afirma que a sua expectativa para o evento, é que seja um torneio em paz, e muitas boas recordações para deixar para as lembranças no futuro. Ele deixou uma mensagem para os competidores.
“Aproveitem ao máximo e curtam esses momentos e os amigos porque quando pararem, poderão dizer: aproveitei tudo que pude desse esporte maravilhoso chamado futebol”, concluiu o homenageado, agradecendo ao organizador He Man e todos os participantes.
Roberto é casado com Suzana Silveira de Oliveira dos Santos Silva e tem os filhos Bruno Carlos de Oliveira Silva e Matheus Carlos de Oliveira Silva. Ele é filho do saudoso Adolfo (Doceiro) Carlos da Silva e Maria Vitor dos Santos Silva e tem os irmãos Rodolfo, Márcia, Marli, Marta e Miriam.