APAE de Ituverava promove palestra sobre Autismo

Na manhã de quarta-feira, dia três de abril, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ituverava) promoveu palestra sobre Autismo, ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Eduardo Figueiredo Jorge.

O tema abordado foi “Considerações Gerais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. 

A palestra faz parte das atividades do Abril Azul, mês de Conscientização sobre Autismo. Outras atividades foram desenvolvidas pela instituição. A abertura foi feita pela diretora pedagógica Maria Teresa Henrique Lino.

Abril Azul 

O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.