Economista ituveravense fala sobre investimentos

Matheus Chaebub é formado nos Estados Unidos, sócio do Grupo W1 e proprietário de escritório em Ribeirão Preto

O economista Matheus Chaebub Rodrigues, que esteve em Ituverava na semana anterior e promoveu palestra sobre Holding, no Sindicato Rural concedeu entrevista ao Jornal O Progresso e falou sobre a importância de fazer investimentos planejados e com segurança. 

O jovem ituveravense é formado nos Estados Unidos na Flager Colege-Usa, sócio do Grupo W1 e proprietário de escritório em Ribeirão Preto. Na oportunidade ele destaca a área de atuação da empresa e explica a importância de contar com assessoria profissional e de credibilidade para realizar investimentos. 

“O investidor deve procurar um profissional da área, específico com certificado de assessor de investimentos para que essa pessoa possa te orientar da melhor forma. Investimento é um mundo muito complexo em que tem diversas opções dependendo do perfil e do momento do prazo, quanto tempo que a pessoa consegue deixar esse dinheiro aplicado”, ressalta Matheus. 

Ele é filho do saudoso empresário Ricardo Chaebub Rodrigues (Kadão) e Darlene de Paula Chaebub Rodrigues e tem os irmãos Ricardo Chaebub Rodrigues Filho e Raíssa Chaebub Rodrigues. 

Progresso: Há quanto tempo você está nesta área? Por que escolheu esta profissão?

Matheus Chaebub Rodrigues: Estou na área há cerca de quatro anos e escolhi esta área por ser economista. Morei nos Estados Unidos e me formei em Economia e Administração na Flager College-USA, segunda melhor faculdade de Business do sul dos Estados Unidos. 

Também por ser uma área que consigo atuar diretamente e tem um campo de crescimento grande no Brasil porque é informação relacionada à vida financeira como um todo que ainda é muito precária no Brasil, além de ser um tema que gosto bastante e tem um campo de crescimento.

Progresso: Há quanto tempo existe a W1 Consultoria? Qual sua função na empresa? Quais os serviços prestados pela W1 Consultoria?

Matheus: Sou sócio da empresa como um todo, acionista do Grupo W1 que tem vários segmentos e está completando 14 anos de história. É pioneira no Brasil em consultoria física e a maior empresa de consultoria pessoa física, mas também tem outras áreas de atuação.

É um grupo que tem um braço de consultoria pessoa física, outro que é a W1 Business de consultoria de empresas, a W1 Corporate que é a parte crédito PJ em que fazemos todas as categorias de crédito existentes no Brasil. 

Temos ainda a W1 Holding que faz toda parte de proteção de patrimônio dos clientes e W1 Capital que é vinculada à XP Investimentos, que usamos a corretora da XP e ela faz toda gestão dos investimentos dos nossos clientes. 

Sou sócio do grupo e um dos proprietários do escritório em Ribeirão Preto que será inaugurado no próximo mês. Atuo como gestor da empresa e temos uma equipe de 30 pessoas. 

Progresso: Como está o mercado de trabalho nesta área atualmente?

Matheus: O mercado de atuação na minha área vem numa crescente muito grande. Estamos surfando numa onda que está no começo. É um ramo que tem um potencial de crescimento gigantesco. 

Talvez junto com TI são as áreas que mais vão crescer no Brasil nos próximos anos, até porque a disseminação de informação nesta área é muito baixa e agora está ficando mais comum principalmente depois do boom dos Bitcoins, as pessoas estão querendo entender cada vez mais não só de investimento, mas da vida financeira como um todo. 

As pessoas estão se interessando e se preocupando muito mais e a tendência, com as ferramentas que a tecnologia de informação proporciona, é disseminar isso cada vez mais e precisar de profissionais para fazer atendimentos e atingir cada vez mais um número maior de pessoas. 

Progresso: Por que é importante as pessoas que desejam realizar investimentos procurar quem possui experiência e credibilidade no segmento?

Matheus: Essa pergunta tem uma resposta muito simples. Hoje grande parte dos investimentos estão centralizados nos grandes bancos que têm pouquíssimas opções de investimentos comparados com corretoras de investimentos de forma específica. Os gerentes dos bancos que trabalham na parte de investimentos e os próprios bancos estão começando a abrir suas próprias corretoras com assessorias de investimentos, mas ainda estão bem atrás das corretoras como XP, Grupo Rico, Genial, Toro e outros. 

O investidor deve procurar um profissional da área, específico com certificado de assessor de investimentos para que essa pessoa possa te orientar da melhor forma. Investimento é um mundo muito complexo em que tem diversas opções dependendo do perfil do momento, do prazo, quanto tempo que a pessoa consegue deixar esse dinheiro aplicado.

Então é muito importante que você tenha um profissional da área para entender o seu perfil de investimento e fazer de acordo com o seu perfil. Investimento não é universal, cada um tem o seu perfil e, para cada pessoa tem que ser feito de forma diferente.