Na última semana, a Prefeitura de Ituverava e a Secretaria da Saúde deram início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.
A vacina previne contra os vírus da gripe que mais circulam no Brasil e ajudam a prevenir casos graves e complicações da doença, além da transmissão do vírus para outras pessoas.
Nesse ano, segundo o Ministério da Saúde, o grupo prioritário da Campanha são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores portuários; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; funcionários do sistema de privação de liberdade; e a população privada de liberdade.
Em Ituverava, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe está sendo realizada nos seguintes pontos de vacinação: Centro de Saúde (antigo abrigo dos idosos); Unidade de Saúde da Cohab; Unidade de Saúde da Estação; e Unidade de Saúde do Guanabara.
Para se vacinar, é necessário apresentar o CPF ou a CNH. A orientação da Secretaria de Saúde é para a população procurar os locais de Vacinação e consultar os horários de aplicação da vacina.
A secretária da Saúde, Raquel Rezende, falou sobre a vacinação contra a gripe. “A vacinação contra a influenza é a melhor forma de se prevenir contra a gripe e suas complicações. Não deixe para a última hora. Caso faça parte do grupo prioritário, procure a Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro e proteja-se” , declarou a secretária.