Professor fala sobre projeto Basquetebol para Todos

Aulas são realizadas através do IVVI nas quadras poliesportivas no NAF (Núcleo de Apoio à Família)

O projeto “Basquetebol para Todos” é mais uma modalidade esportiva oferecida através do IVVI (Instituto Valorização da Vida de Ituverava), desenvolvido nas quadras poliesportivas do NAF (Núcleo de Apoio à Família) “José Plínio Romanini”. 

A proposta faz parte da finalidade do IVVI com a fundação do NAF, que visa proporcionar atividades para os jovens como forma de prevenção, educação e saúde. Além do Basquete, a instituição também oferece aulas de Judô e Tenis de Mesa, sempre para crianças e adolescentes.

Os projetos são mantidos através dos recursos destinados pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) por meio das doações de parte do Imposto de Renda das pessoas físicas. 

As aulas de basquete são proferidas pelo professor Márcio Antônio Macedo de Melo com auxílio do estagiário Alessandro. Essa semana, o professor Márcio concedeu entrevista para falar sobre o projeto Basquetebol para todos. 

Confira. 

Progresso: Há quanto tempo o senhor atua como Professor? Como está sendo aproveitar sua experiência para o Basquete de forma específica?

Professor Márcio Antônio Macedo de Melo: Formei em Licenciatura Plena em 1986 na Universidade de Ribeirão Preto UNAERP.

A experiência do Projeto Basquetebol para Todos em parceria com o IVVI / NAF está sendo uma grande lição para todos os envolvidos, pois, além de formar cidadãos conscientes, damos a oportunidade de aprendizado da modalidade de basquetebol para os alunos da Rede Municipal de Ensino e as das Escolas Particulares, formando um excelente ambiente de trabalho para agregar conhecimento e auto estima das nossas crianças e adolescentes. 

As quadras poliesportivas localizadas no IVVI / NAF são muito boas e contam com as melhores tabelas hidráulicas para a prática do Basquetebol, além, de estarmos transferindo conhecimentos para nossos alunos e nos motivando sempre a estudar e procurar novos conhecimentos na modalidade.

Progresso: Por que o senhor decidiu ministrar aulas para adolescentes?

Professor Márcio: Ao conhecer a seriedade da Instituição IVVI, ficamos muito motivados em trabalhar com esses jovens, buscando sempre dar uma oportunidade positiva aos participantes do Projeto e de termos uma satisfação de poder contribuir com a formação de um cidadão com melhores condições sociais, culturais e esportivas, sendo uma excepcional ferramenta educacional e de formação para seus participantes. 

Progresso: Qual é o trabalho realizado no IVVI/NAF? Como senhor concilia estas atividades?

Professor Márcio: Hoje estamos trabalhando com professores credenciados, estagiários e monitores em formação acadêmica para a instrução da modalidade. O público alvo são crianças de 7 anos até adolescentes de 17 anos que queiram participar desse grupo de aprendizagem.

Hoje temos aulas de ambos os sexos nas quadras do IVVI/NAF para todos dessa faixa etária e já aproveito para convidar a toda comunidade ituveravense a conhecer os projetos realizados. 

Progresso: Quantos jovens participam do projeto de Basquete para todos? Qual faixa etária atendida?

Professor Márcio: Hoje já atendemos na modalidade de basquetebol aproximadamente 110 crianças e adolescentes de ambos os sexos.

Progresso: Qual a importância deste esporte para os jovens?

Professor Márcio: Sabemos da importância de alinharmos nossos jovens a uma prática desportiva como dar uma maior importância à educação e juntos com a família agregar valores salutares à formação dos nossos jovens, pois, só assim conseguiremos proporcionar melhores condições humanitárias a eles, pois, sabemos dos perigos da ociosidade para os mesmos.

Progresso: Que avaliação o senhor faz do projeto no IVVI/NAF? 

Professor Márcio: Creio muito na nossa juventude, pois, se conseguirmos juntos que nossos alunos tenham bons hábitos e estimulá-los à práticas esportivas, culturais e educacionais de boa qualidade, daremos a eles oportunidades de trilharem bons caminhos em suas formações como seres humanos mais conscientes.

Progresso: A que fatores o senhor atribui a aceitação deste projeto? 

Professor Márcio: Creio que a procura pelo projeto se dá devido a parceria dos professores, coordenadores do IVVI/NAF com a abordagem utilizada e dos conhecimentos da modalidade de basquetebol tendo muito a contribuir para seus participantes e, tenho certeza que com o crescente número de adeptos a modalidade de basquetebol no projeto IVVI/NAF vamos ter êxito nas nossas metas e objetivos.