A Federação Paulista de Karatê definiu para o ano de 2024 em sete etapas classificatórias, sendo que a primeira foi uma etapa antecipada para o segundo semestre de 2023 na cidade de Campinas.
A equipe de karatê Red Tigers participou da segunda etapa que ocorreu na cidade de Marilia no dia 24 de fevereiro. Para tanto a equipe contou com o suporte e agradece aos parceiros: Gabriel Cunha (nutricionista) e Eduardo Praes (preparador físico). A equipe busca parceiros na área de psicologia e fisioterapia.
Resultados
Na oportunidade, os atletas Luiz Correa, Jacob Menezes e Lis Bueno se destacaram nas categorias principais (faixas roxa, marrom e preta) do evento. Luiz conquistou o ouro no kumite (luta) e prata no kata (apresentação) na categoria mais 60 anos.
Jacob conquistou bronzes no kata e kumite na categoria sub 21 e seu terceiro bronze veio no kumite sênior (acima 18 anos). Lis conquistou ouro no kumite e prata no kata na categoria sub 12.
A Equipe Red Tigers contou com mais duas atletas disputando a categoria de iniciantes (faixas branca a verde). Conquistando com a Maria Iaroszeski um ouro no kumite sênior e duas pratas no kata e kumite sub 21. Elisa Bueno conquistou duas pratas no kata e kumite master B.
A equipe Red Tigers não participará das etapas de Cajati e Avaré, sendo terceira e quarta etapas, voltando a participar da quinta etapa que ocorrerá no dia 13 de abril na cidade de São Josédo Rio Preto.
Convocação
Para este próximo compromisso estão convidados e convocados os seguintes alunos para representar o karatê ituveravense:
Categoria kata sub 08: Antônio Nicola, Benjamin Severino, Eduardo Bechara, Hélio Nose, João Bernardes, João Palmieri, Pedro Marra e Pedro Matsubara; Categoria kata sub 10: Cauã Reis, Unaí de Sousa, Davi Ferreira e João Seara.
Categoria kumite sub 10: Davi Ferreira e João Seara; Categoria kata sub 12: Isabella Maeda, Lis Bueno, Carlos da Silva, Davi Pimentel, João Bechara, Leonardo Blangis e Pedro Simões.
Categoria kumite sub 12: Lis Bueno, Carlos da Silva, Davi Pimentel, João Bechara, Leonardo Blangis e Pedro Simões; Categoria kata sub 14: Isaac Barbosa; Categoria kata sub 16: Guilherme Blanco, Iago Chaves e Jonathan Marques.
Categoria kumite sub 16: Guilherme Blanco, Iago Chaves e Jonathan Marques; Categoria kata sub 21: Felipe Soares e Jacob Menezes; Categoria kumite sub 21: Felipe Soares e Jacob Menezes; Categoria kata master: Gustavo Maeda, Francisco Bernardes e Luiz Correa; Categoria kumite master: Gustavo Maeda, Francisco Bernardes e Luiz Correa.
No Ranking
A equipe finalizou o ano de 2023 sendo líder do ranking do estado em 4 categorias, segundo lugar em 6 categorias, terceiro lugar em 2 categorias, top 10 em outras 13 categorias e top 20 em outras 12 categorias, colocando a nossa cidade em destaque no cenário paulista.
A equipe
A Red Tigers foi criada em agosto de 2018 dentro da Academia SOTEIJU com o apoio do Sensei Paulo Chereguini, o qual desenvolveu o Judô ituveravenses por 50 anos.
A equipe é capitaneada pelo Sensei Gabriel Furlan que atualmente está na comissão técnica da seleção paulista de karatê como técnico sendo tricampeão brasileiro master na função, além dele conta com mais seis ouros de finais de campeonato brasileiro de seus atletas.
Devidamente registrada e homologada na Federação Paulista de Karatê e consequentemente membros da Confederação Brasileira de Karatê, entidade reconhecida como oficial pelo Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e Ministério da Educação conforme portaria 551 de 1987 e assim filiada à World Karatê Federation.
A Federação Paulista, que está filiada, conta com 571 equipes e após cinco etapas classificatórias e as finais do campeonato paulista de 2023, a equipe ficou em 27º em desempenho de medalhas.
Com a missão ser uma ferramenta educacional para formar campeões no esporte e na vida, principalmente, usando o karatê como cenário base para desenvolvimento da proatividade, cooperação, inclusão de todos os tipos, ética e moralidade, relações sociais harmônicas, autocontrole emocional, dedicação e espírito competitivo.
Somente em 2023 foram conquistadas 84 medalhas em campeonatos oficiais, sendo 29 ouros e dentre eles, 4 em campeonatos brasileiros.
Tem uma taxa de conversão em medalhas em 56% e 19% em conversão de ouro, em outras palavras mais da metade dos atletas retornam de campeonatos conquistando medalhas e quase um quinto dos atletas retornam como campeões.

