Cobra é encontrada em sala de aula em Miguelópolis

Uma cobra peçonhenta da espécie urutu, foi encontrada por funcionários na manhã desta terça-feira (12) dentro de uma escola de educação básica em Miguelópolis (SP).

O animal foi localizado em uma das salas de aula da Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Peralta Cunha, localizada na Avenida Francisco Antônio de Freitas, no Centro da cidade.

De acordo com funcionários da unidade, que preferem não se identificar, essa não seria a primeira vez que cobras aparecem dentro da escola, colocando em risco os profissionais e também alunos, maioria crianças de 5 a 11 anos.

Segundo a tia de um aluno matriculado na escola, Luciana Oliveira Vasconcelos, na semana passada, outro animal já havia sido localizado dentro da biblioteca da unidade. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

A Prefeitura de Miguelópolis (SP) anunciou na tarde desta terça-feira (12) a suspensão das aulas na Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Peralta Cunha.

A cobra estava escondida embaixo da cortina de uma das salas de aula. A unidade tem 400 alunos com idades entre 6 e 9 anos matriculados. Este foi o terceiro caso em menos de uma semana.

“Nós suspendemos as aulas imediatamente por três dias nessa unidade escolar para fazer uma varredura, dedetização, olhar todos os forros, todas as possíveis entrada de cobra”, diz Joelcy Rita dos Passos, secretária de Educação do município.

Segundo ela, não há informações da presença de ninhos de cobra dentro da escola. O local está fechado temporariamente e a previsão é de que as aulas sejam retomadas na próxima semana.

A suspeita é de que os três animais que apareceram recentemente na instituição, tenham saído de um terreno vizinho, que abriga o pátio da Polícia Civil de Miguelópolis.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais da prefeitura, a secretária de Educação, Joelcy Rita dos Passos, afirma que as aulas na instituição ficariam suspensas até ontem, sexta-feira (15).

De acordo com a secretária, as medidas de limpeza devem ser realizadas do lado externo, haja vista a proximidade com terrenos e com a represa do Rio Grande.

Espécie venenosa

Amplamente distribuída no Brasil, a urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma serpente conhecida pela fama de perigosa. Com até 1,7 metro de comprimento, a urutu-cruzeiro é terrestre e possui corpo robusto.

Encontrada no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, a serpente também é vista na Argentina, Paraguai e Uruguai, preferencialmente em áreas abertas.

Apesar do veneno não ser tão perigoso quanto o de outras serpentes, é importante evitar aproximação com a urutu. Isso porque, por ocupar vários tipos de habitat, não existem informações suficientes para afirmar que o veneno da espécie seja semelhante ao longo da sua distribuição.

(Fonte: G1 Ribeirão)