Aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 27 de fevereiro, o lançamento do Projeto Superação Verde que tem a finalidade de incentivar a prática de esportes na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Na oportunidade esteve presente o professor Evandro Luiz Silvério gerente de acompanhamento dos projetos da Goal, empresa que presta serviços para instituições não governamentais, elabora, aprova, capta recurso, executa e presta conta de projetos de leis de incentivo.
“Aqui em Ituverava estamos com projeto Superação Verde, através da lei de incentivo ao Esporte, usamos o Esporte Paradesporto que é o Futebol de Sete, que tem um núcleo em Ituverava e outro em Jacarezinho no Paraná”, informou Silvério.
De acordo com o gerente, o projeto foi aprovado pelo Ministério do Esporte e é feito aporte do imposto de renda para a APAE de Ituverava que foi feito pela Pedra Agroindustrial, Usina Buriti e Lago-san.
O projeto atende 28 alunos tendo aulas duas vezes por semana, cada aula tem duração de uma hora e meia, sendo realizadas às terças e quintas, com uma turma de manhã e outra à tarde. “Além dos profissionais, uniformes, todo material esportivo como bolas, cones, recebem lanche, reforço alimentar durante as aulas”, completa o gerente.
Ele explicou que a instituição beneficiada é direcionada pelo patrocinador. “E aqui foi a Usina Buriti e Logo-san através da Pedra Industrial que destinaram para fazermos na APAE justamente por ser paradesporto, ou seja, para pessoas com deficiência, e assim fizemos uma parceria com a institução de Ituverava”, declarou.
“Esse ano conseguimos o aporte para essas modalidades temos outras como natação, futebol de cinco para deficiente visual, basquete cadeiras de rodas e rúgbi cadeiras de rodas, então é um projeto amplo, mas dependemos dos aportes de patrocínios e esse ano conseguimos Ituverava e Jacarezinho”, esclareceu.
O gerente lembrou que o projeto se trata de uma renúncia fiscal do governo federal pela Lei de Incentivo ao Esporte Federal.
“Um recurso que a empresa pagaria de imposto e está destinando para a entidade. Direcionam imposto de renda e para o projeto, ou seja, eles têm que ter este interesse e esta responsabilidade social de querer que o imposto que pagaram seja destinado para alguma entidade que se enquadra nos projetos”, ressaltou.
Ele destaca que após feito o projeto e aprovado, para executar as aulas é necessário, “principalmente dos alunos e essa estrutura maravilhosa que chegamos em Ituverava e vimos ser um local muito bem preparado e organizado para receber o projeto que começa com 25 alunos inscritos e, lembrando que a APAE atende não só Ituverava mas toda região. Agradeço esta parceria, e que a gente possa colher bons frutos”, concluiu o gerente.
O presidente da APAE Sebastião Rodrigues Carvalho Neto agradeceu a Goal pela execução do Projeto e as empresas patrocinadoras através de seus impostos de renda: Pedra Agroindustrial, Usina Buriti e Lago-san.
Também estiveram presentes as diretoras da APAE Rosangela Borini (Administrativo), Maria Tereza Lino (Pedagógica) e Carolina Borini (CER), o diretor social da APAE Flávio Cesar de Oliveira, assistente social representante da Usina Buriti Natália Oliveira Fonseca, o secretário de Esportes Rodrigo de ngelo Freitas (Digão) e o diretor de esportes Antônio (Toninho) Passatuto, representando a secretaria de Educação, a Professora Maria Elisa Correa Barbosa e os vereadores Andréa Fonseca Yamada Scotte e Everaldo Alves Machado Dias (He-man) que foi arbitro da partida de demonstração do projeto.