Câmara aprova Moção de Aplausos à Santa Casa

Em sessão ordinária realizada na noite de terça-feira, dia seis de fevereiro, a primeira reunião do Legislativo Municipal após o recesso parlamentar, foi aprovada por unanimidade Moção de Congratulações e Aplausos.

A homenagem teve autoria do vereador Adauto Barbosa de Matos que destacou o recebimento do “Prêmio Diamond Status”, para a entidade de Ituverava.

O prêmio foi entregue para a Santa Casa pela instituição World Stroke Organization, que é uma associação médica sem fins lucrativos que trabalha para aumentar a conscientização sobre a prevenção e o tratamento do AVC. A entidade é a primeira no Brasil reconhecida com Certificado Diamante por excelência no trabalho.

O vereador autor recordou que: a conquista teve início com o tratamento conhecido como “trombólise”, que realiza este trabalho desde 2019, evitando as sequelas que todos conhecemos como AVC (popularmente chamado Derrame), com isso a equipe conseguiu um tempo de até 17 minutos, que levou a instituição a conseguir o “Prêmio Diamond Status”, ou seja nível Diamante, o máximo da classificação, destinado somente para hospitais que atendem acima do esperado em termos de atendimento e esses indicadores são vários itens que são avaliados.

“O título representa que a Santa Casa está em busca de soluções em saúde resolutivas, e que façam a diferença na vida das pessoas”, afirmou Adauto. “Entre os profissionais envolvidos neste processo estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de imagem da Santa Casa, recepcionistas e equipe de laboratório”, reconhece o autor.

Para participar do programa, os hospitais inserem informações dos atendimentos em relação ao AVC, seja isquêmico ou hemorrágico, a partir da inserção destes dados, trimestralmente e, essas informações são compiladas e definidos os indicadores e a partir destes indicadores o hospital é avaliado em três categorias: Gold, Platinum e Diamante.

“Que se dê ciência, ao Prefeito Municipal de Ituverava, a Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Ituverava, ao AME de Ituverava, imprensa escrita e falada”, concluiu o vereador que agradeceu aos demais pela aprovação da proposta de reconhecimento de mais um excelente serviço prestado para Ituverava e região, tendo consequência qualidade de vida de pacientes eventualmente acometidos pela doença.