Aconteceu na noite de quinta-feira, dia oito de fevereiro, mais uma Assembleia da Sicredi Aliança Paraná São Paulo em Ituverava. O evento reuniu cerca de 400 pessoas no salão da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ituverava.
Na oportunidade, esteve presente o diretor executivo Fábio Heinrich que realizou explanações prestando contas sobre os números, as atividades e as ações da cooperativa financeira no ano de 2023.
A abertura do evento foi feita pelo gerente geral da agência de Ituverava, Rafael Cardoso dos Santos. Antes, contudo, também foi apresentado um vídeo com a mensagem do presidente Fernando Fenner.
Também esteve presente a assessora de desenvolvimento do cooperativismo, Jessica Romão Viana.
Na oportunidade, o diretor executivo concedeu entrevista ao Jornal O Progresso. Ele falou sobre a importância da presença dos associados no evento que acontece anualmente.
“Importante estarmos aqui e agradecemos a presença da imprensa que divulga tudo de bom que o Sicredi faz e o que a comunidade de Ituverava faz deixando nosso trabalho ainda mais transparente”, disse o diretor. Heinrich destacou o crescimento da agência de Ituverava, da cooperativa Sicredi PR/SP e todo sistema Sicredi.
O diretor também esclareceu sobre a divisão dos resultados que é convertida aos associados anualmente através de suas contas de Capital Social e explicou como é distribuído também os recursos utilizados em ações sociais que são destinados para a própria comunidade de cada agência.
“Mais uma assembleia e estamos aqui prestando contas para o associado de como foi 2023 para a cooperativa, o crescimento que tivemos graças à parceria e aceitação da comunidade e aqui fica um agradecimento aos associados e toda comunidade de Ituverava que já conhece e confia no Sicredi e que atua e concede a nós as suas vidas financeiras”, enalteceu o diretor.
“Então hoje estamos com evento que é o momento máximo da cooperativa que é a sua assembleia que além de trazer os números, falamos das boas práticas e o que o Sicredi realizou nas ações de 2023 assim prestando contas e estando à disposição do associado que se tiver dúvidas, perguntas, mas que esteja próximo e sabendo como está a gestão e como está a sua cooperativa”, declarou.
Associados
Heinrich ressaltou a importância das presenças dos associados, quando estiveram presentes cerca de 400 pessoas no evento.
“Não existe cooperativa sem associados, então o associado conhecendo, perguntando sobre aquilo que tenha dúvidas, ele passa a confiar ainda mais e entender como funciona este modelo de instituição financeira que agrega para a sua comunidade e não apenas para os seus acionistas”, lembrou.
“Em uma cooperativa, diferente de instituições tradicionais, todo recurso gerado, toda receita, sobras do que foi gerado, são revertidos na comunidade proporcional à movimentação e à quantidade de associados que tem em cada município, então quanto mais associados, mais geração de receitas e mais impacto social para a comunidade de Ituverava”, esclareceu o executivo
Crescimento
O diretor informou que a Sicredi Aliança PR/SP tem uma área de atuação em 44 municípios, sendo que no Estado de São Paulo está com 20 agências e mais 12 no Paraná. Neste momento com 32 agências em 26 municípios. Ele também apresentou crescimento do sistema Sicredi em todo país.
“Ultrapassou 7 milhões e meio de associados e passou de 30 % em ativos, um resultado excelente e definimos 2023 como um ano de forma espetacular para o cooperativismo”, pontuou. “São números muito positivos, graças a esta parceria com associados, não existe cooperativa forte sem uma comunidade forte, então nosso objetivo é desenvolver os negócios dos associados e em contrapartida a cooperativa cresce, mas como uma consequência de boas práticas e boas ações”, acrescentou.
2023
“O crescimento foi fantástico, nós tivemos um ano para o cooperativismo excelente e estamos vivendo algumas dificuldades econômicas que alguns segmentos ainda passam, mas o cooperativismo estando próximo do associado e entendendo a sua dificuldade, busca entender para atender e, aí sim juntos solucionarmos as dificuldades para geração de riquezas para todos”, argumentou o executivo.
“Tivemos um ano espetacular e está na nossa apresentação mostrando que os números da cooperativa têm crescido inclusive por uma alternativa diferente dos bancos tradicionais e das plataformas digitais: um atendimento próximo, simples e ativo”, comentou.
“Este é o nosso diferencial e, estamos aqui presentes também na comunidade para ouvir e atender cada vez mais quais são as dificuldades”
Capital Social
Durante a assembleia foi apresentado a remuneração paga junto ao Capital Social. “Às vezes o associado tem alguma dúvida sobre o dinheiro que não está parado, ele rende dentro do que o Banco Central regulamenta”, explicou
Ele informou que “em dezembro quando fizemos a análise de quanto seria pago de juros ao capital social para remunerar o associado e, o Banco Central cita e nós podemos regulamentar em até a média dos 12 meses da taxa Selic que chegou na casa de 12%, o que foi a remuneração do capital social de cada associado. ”
O executivo lembrou que a remuneração foi aplicada no dia 14 de dezembro de 2023 nas contas de Capital Social. “Se você não consultou, olhe na sua conta, enviamos SMS para que cada um saiba que o seu capital rende, então é um patrimônio do associado que está na cooperativa e que o associado ao longo do tempo pode solicitar os resgates conforme as regras estatutárias”, afirmou.
Ituverava
Ele parabenizou e agradeceu aos associados e colaboradores pelo crescimento da agência local. “Ituverava já entendeu como funciona este movimento e cresce a base de associados a cada ano, cresce em negócios porque o associado conhece e confia”, observou Heinrich.
“Estão de parabéns tanto quem já é associado e, quem não é fica o convite para conhecer este modelo, visite a agência, consulte para que entenda um pouquinho que com certeza a gente vai ter alguma solução para atender ainda melhor alguma necessidade financeira que a comunidade tem para seus associados sejam pessoas física, jurídicas ou do agronegócio”, convidou o diretor executivo.
Atualmente a agência Sicredi de Ituverava conta com 3.100 associados.
Ações
O diretor informou durante a assembleia em Ituverava que R$ 1,9 milhão do resultado do ano de 2023, dos mais de 60 milhões foram transformados em ações sociais nas comunidades, sejam nos projetos da cooperativa ou nos eventos das instituições beneficentes.
“Então quase R$ 2 milhões que voltaram para a comunidade em programas sociais, parcerias e nos mais diversos projetos que a cidade tem, é uma maneira de devolver para a comunidade este recurso, ou seja, esta riqueza que foi gerada pela cooperativa”, adiantou.
Agradecimentos
“Fica de forma especial, o agradecimento a quem já conhece e confia no Sicredi e o convite a quem ainda não conhece, venha para a Sicredi ou para a instituição financeira cooperativa mais antiga do Brasil, conhecer as soluções que temos e a melhor forma de ser atendida e fazer seus negócios”, conclamou o executivo.
Avaliação
O gerente geral da agência de Ituverava também avaliou a assembleia realizada na cidade.
“A assembleia é o momento mais importante da cooperativa para com o associado. É neste momento que o associado conhece mais sobre a cooperativa e os seus resultados, decide como será destinado este resultado e compreende como transformamos nossa comunidade em uma sociedade mais próspera”, declarou Rafael Cardoso.
“A assembleia traz a transparência que temos para com nosso associado, que é o dono do negócio. Por isso é tão importante a participação de todos neste momento. Ficamos muito felizes com a participação dos nossos associados”, concluiu o gerente geral que agradeceu a todos associados pela confiança e aos colaboradores da agência de Ituverava pelo empenho no sucesso do evento.
