A Conselheira Tutelar Célia Regina Avelar foi escolhida coordenadora do colegiado para o primeiro ano do atual mandato dos conselheiros que foram eleitos em 2023 e empossados no início de 2024.
Ela está em seu segundo mandato consecutivo, tendo sido eleita e reeleita. Antes, contudo, ficou como suplente tendo exercido a função nos períodos em que foi convocada.
Em sua experiência na área dos Direitos da Criança e Adolescente está também trabalho no Núcleo do Programa Recriança no distrito de Aparecida do Salto e em escola no município de Santa Rita do Passa Quatro.
O Conselho conta ainda como as conselheiras eleitas Mara Galdiano (primeira secretária) e Alessandra Mendonça (segunda secretária) e os membros efetivos eleitos Marcelo Mariano e Maciel Alves.
O órgão conta com as profissionais Psicóloga Anabel Pimenta Serafim Assistente Social Carolaine Furtado, secretária Fátima de Souza Peixoto, auxiliar de organização Karina Pereira, controlador de acesso Alexandre Gomes Costa e as guardas mirins Ana Luiza Marelli Silva e Amanda Rafaela Marelli Ferreira.
Filha de Eurípedes Barbosa (in memoriam) e de Maria Francisca Barbosa, a coordenadora Célia Avelar é casada com Gilberto Oliveira Avelar, têm a filha de Júlia Maria, casada com Geovane, e as netas Lívia e Ana Lis.
Em entrevista, ela ressalta a importância do Conselho Tutelar, explica sobre o processo de escolha da coordenação, seus projetos e como a população pode contribuir para o trabalho dos conselheiros na defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Progresso: Como foi o processo de escolha da coordenação do Conselho Tutelar? Qual é a função do coordenador?
Célia Regina Avelar: O processo de escolha é definido a partir de uma votação entre os próprios conselheiros eleitos nesta gestão. A função da coordenação é de nortear e ser representante em todas as questões que permeiam a responsabilidade do Conselho Tutelar.
Progresso: Quantos mandatos a senhora é conselheira tutelar e quais os demais trabalhos na área dos Direitos da Criança e do Adolescente?
Célia: Trabalhei como 1° suplente no Conselho tutelar entre 2015 a 2017, fui eleita em 2019 e reeleita em 2023.Trouxe para o Conselho Tutelar, minha experiência como monitora da escola “Tempo de Aprender” (na cidade de Santa Rita do Passa Quatro-SP) e coordenadora de núcleo em Aparecida do Salto.
Progresso: O que representa para senhora ter sido eleita coordenadora do Conselho Tutelar? Por quanto tempo?
Célia: Ser coordenadora do Conselho Tutelar é de grande responsabilidade, digo que não é fácil ser conselheira e coordenadora ao mesmo tempo, devido as demandas, mas sinto que apesar dos percalços estou me dedicando para fazer um ótimo trabalho.
Com o novo regimento interno, o cargo fica em minha responsabilidade no mínimo por um ano, podendo haver desistência e nesse caso precisa ter outra eleição dentro do colegiado, com direito a uma recondução.
Progresso: Quais são seus projetos nesta função?
Célia: Os projetos são desenvolvidos justamente para conscientizar os responsáveis da importância para com seus tutelados, como por exemplo estar em dia com a carteira de vacinação, no cuidado para com estes de maneira a previnir o uso de drogas ilícitas e contra a violência sexual.
Progresso: Que avaliação senhora faz do atual Conselho Tutelar que foi recentemente empossado?
Célia: O novo colegiado tem feito um ótimo trabalho, os novos conselheiros estão aprendendo muito rápido, dessa forma minha expectativa para este mandato é de muita união e dedicação do colegiado e equipe para o atendimento da população usuária dos serviços prestados por este órgão.
Progresso: Qual a importância de o Conselho Tutelar realizar um bom trabalho e como a população pode contribuir?
Célia: A importância do bom trabalho do colegiado e da equipe que compõe o Conselho Tutelar é ter como único propósito zelar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes.
Dessa maneira, há algumas formas da população nos ajudar, fazendo as denúncias. Lembrando que as denúncias podem ser realizadas presencialmente na sede do Conselho tutelar, ligando no telefone (16) 3839-7633 e também pelo disk 100. Lembrando que sempre preservamos o sigilo.
A sede está localizada na Rua: Conselheiro Antônio Prado – 41, Centro. Telefone é o (16) 3839-7633.