“E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, e lhe prepararás o caminho.” Escutamos algumas vezes o Padre Eduardo falar que esse era o versículo que norteava a sua vida sacerdotal. João Batista era primo de Jesus, e olha como são os caminhos que Deus nos coloca. Por um ano ele esteve em uma paróquia dedicada justamente a São João Batista: o menino que um dia precedeu o Senhor, e foi chamado de profeta do Altíssimo. João Batista era singular e único. Era Santo, disciplinado, reformador, estudioso, sociável e humilde. Era um pregador entusiasta.
Mas hoje poderíamos substituir São João Batista pelo Padre Eduardo. Assim como São João Batista ele é único, singular. É humilde, estudioso, sociável, e um Padre e pregador que nos faz nos sentir como se estivéssemos perto do céu. E assim como João Batista ele sabe exatamente o seu lugar e a sua missão. Não tenta ser mais que Deus, mas através da sua vida conseguimos imaginar como Ele é. Através dele conseguimos ouvir a voz de Deus mais nítida e aprendemos a criar intimidade com Ele.
O vemos e enxergamos o céu! O escutamos e conseguimos descansar nosso coração aflito. E tu, Padre Eduardo, certamente como São João Batista foi chamado profeta do Altíssimo. Não precedeu a vinda de Deus, mas prepara o caminho para sua volta gloriosa.
Sua passagem foi tão marcante como no dia que Jesus realizou seu primeiro milagre público lá em Caná. Através de um pedido de Nossa Senhora, Jesus transformou toda aquela água em vinho. No melhor vinho. Bodas de Caná não foi um casamento qualquer, foi único. Teve presença de Nossa Senhora, de Jesus. Teve milagre, o melhor vinho já experimentado, alegria, benção, tempo do novo e algo totalmente inesperado.
A presença dele aqui na diocese também foi assim. E mais: Deus usou o padre Eduardo para que por meio da intercessão de Nossa Senhora das Bodas de Caná ele pudesse transformar, restaurar e edificar famílias! O seu tempo em nossa Diocese foi tempo de alegria, promessas e MUITOS milagres. Que honra temos de poder falar que vimos tudo isso acontecer através dele. Deus é poderoso, Ele é o nosso centro, e faz questão de mostrar o seu poder e cuidado em cada detalhe. Foi único, especial e profético.
Certamente há uma igreja, uma Diocese inteira, e tantas famílias, antes de sua chegada e outra desde que ele chegou, e essa mudança é para sempre. Que honra termos sido escolhidos a dedo por Deus para aprender com o Padre Eduardo sobre Jesus, sobre o Espírito Santo, sobre a bíblia, e sobretudo: sobre santidade.
Reverendo Padre Eduardo… que Santidade de vida, ein?! Poderíamos ficar aqui horas e horas falando sobre ele, sobre como ele impactou na vida de todos nós em tão pouco tempo. Sobre a forma que ele nos conduziu nos caminhos de Deus, e nos deixou mais próximos dEle. Poderíamos falar sobre como é impossível ouvi-lo e vê-lo agir e não enxergar Deus nele. Sobre como é impossível não sentir o poder e o amor do Espírito Santo em cada palavra que ele nos diz. Também poderíamos falar sobre a transformação que ele fez na vida de tanta e de cada pessoa, não só os que estiveram na noite de despedida, mas de todos que já tiveram a graça de ser apascentados por ele.
A gente ainda poderia falar do seu exemplo, dedicação, paciência, persistência, tal qual como bom pastor, buscou e resgatou várias ovelhas que estavam dispersas e longe da Paróquia São João Batista em Ituverava. A sua presença em nossa comunidade nos trouxe paz, luz, conforto e esperança com a graça de Deus. Ou então, poderíamos falar como ele sempre se apresenta como um servo por amor a Jesus, a exemplo de Cristo que não veio para ser servido, mas para servir.
Poderíamos também falar sobre cada lágrima derramada desde que sua partida e a forma que ela se deu foram descobertas, mas embora nosso coração esteja despedaçado em incontáveis partes, isso é conversa para depois. A gente poderia, ainda, dizer que não há no hebraico, no grego, latim, francês, inglês ou espanhol palavra que defina o que iremos sentir. No grego, é algo como “moulêipeis”(μου λείψεις).
No hebraico ,ךילא עגעגתמ nem o google não soube pronunciar, mas tenho certeza que o Padre Eduardo saberia… mas é uma palavra que demonstra a falta que alguém faz. No latim outra palavra difícil, (desídêro) desidero. No francês vous nous manquez. Em inglês, we will miss you. No espanhol, te echaremos de menos ou te extrañaremos muchíssimo. Mas olha que engraçado, a gente que sempre o ouviu dizer o quanto perdemos a qualidade das palavras na tradução da bíblia para o português, encontramos justamente em nossa língua a palavra certa para aquilo que ele deixará dentro de cada um de nós: saudade!
E isso porque quando sentimos falta de alguém, estamos lamentando por uma pessoa não estar presente. Já a saudade é um sentimento que surge quando, ao nos lembrarmos de uma pessoa ou de um momento no passado, sentimos alegria. E que alegria! Que sorte! Ou melhor, que presente de Deus. Só Ele poderia nos presentear com alguém como o Padre Eduardo. Aprendemos com ele, que não podemos deixar nada nem ninguém estragar nossas vidas. Aprendemos que hoje, amanhã e sempre, Deus é e deve ser o centro da nossa história.
E isso porque quando sentimos falta de alguém, estamos lamentando por uma pessoa não estar presente. Já a saudade é um sentimento que surge quando, ao nos lembrarmos de uma pessoa ou de um momento no passado sentimos alegria. E que alegria! Que sorte! Ou melhor, que presente de Deus. Só Ele poderia nos presentear com alguém como o Padre Eduardo. Aprendemos com ele, que não podemos deixar nada nem ninguém estragar nossas vidas.
Aprendemos que hoje, amanhã e sempre, Deus é e deve ser o centro da nossa história. Aprendemos que mesmo em meio às tempestades, Deus nunca nos abandona. Que seus planos são perfeitos, e nunca falham. Por isso devemos deixar Deus ser Deus. Assim, ainda que nosso coração esteja doendo pela sua partida injusta, confiamos que há em outro lugar pessoas que precisam voltar para Cristo através do seu sacerdócio e que há nesse outro lugar todo acolhimento e reconhecimento que o Padre Eduardo merece. Em meio a essa tristeza, tentamos descobrir a alegria de vê-lo aceitar com delicadeza a vontade de Deus, sem contestá-la nem por um milésimo de segundo.
Ele deixou marcas de Jesus em nossos corações, e isso só alguém memorável como o Padre Eduardo é capaz de fazer. Nunca voltaremos a ser os mesmos, porque um bom Padre nos transforma, e sua marca permanece em nós. Obrigada pela sua vida e pelo seu sim.
As portas da nossa igreja São João Batista em Ituverava e do nosso coração estarão sempre abertas para recebê-lo de volta, aqui o senhor terá sempre uma comunidade te esperando chegar ansiosamente, afinal a igreja é do Povo! Que ele continue sendo instrumento de Cristo Jesus, que o Espírito Santo continue fazendo sua obra em sua vida, porque assim tantas outras são transformadas.
Que a Virgem Maria continue guardando o Padre Eduardo debaixo do teu manto, te livrando e protegendo de todo mal. Temos certeza que ele é o filho preferido dela. Obrigada por tanto SANTO PADRE! Já esperamos ansiosos a sua volta. Em
nome de todos nós te dizemos: muito obrigada! E se a voz do povo é a voz de Deus, todas as palmas recebidas demonstram o quanto ele é amado, e o quanto que a comunidade queria e precisava da sua permanência em nossa diocese. Te esperamos voltar Padre Eduardo, e torcemos para que sua missão Bodas de Caná atravesse fronteiras e atinja o Brasil inteiro, da maneira que ele merece.
Autora, filha espiritual, amiga do Padre Eduardo e representante de seus fieis e seguidores do Padre Eduardo: Ana Carolina Ignácio.