Tênis de Mesa é ministrado no IVVI/NAF

O IVVI (Instituto Valorização da Vida de Ituverava), através do NAF (Núcleo de Apoio à Família José Plínio Romanini) está desenvolvendo entre os seus projetos esportivos a Oficina de Tênis de Mesa. As aulas são ministradas pelo professor de Educação Física Ronaldo do Nascimento Viana de Sá. 

Ele é graduado em Educação Física pela Universidade de Franca e credenciado pelo Conselho Regional de Educação Física. Formando em 2019, começou a ministrar aulas em 2018 como estagiário pela secretaria municipal de esportes com o então secretário e Professor Márcio Antônio Macedo de Melo.

Na oportunidade, foi criado o projeto de Tênis de Mesa permanecendo dois anos com atividades Centro de Convivência da Terceira Idade, sendo interrompido durante a pandemia da Covid-19.

“Foi aí que tivemos apoio da instituição IVVI / NAF, onde o projeto está atualmente”, ressalta. 

No local foi montado um Centro de Treinamento de Tênis de Mesa IVVI/ NAF, que fica no prédio do antigo Colégio Anglo (em frente ao Supermercado Fartura). Participam do projeto atualmente 26 alunos.

As aulas são abertas para jovens e adultos, inclusive terceira idade, nas terças e quintas-feiras, das 19 às às 21:30 e aos sábados das 9 às 11:30 horas. Muitos atletas já representaram Ituverava em competições. 

Entretanto, o principal objetivo é o incentivo a atividade saudável através deste esporte. Em entrevista concedida ao Jornal O Progresso, o professor destaca os principais benefícios do Tênis de Mesa. 

“Esse jogo corresponde a um esporte completo que desenvolve a coordenação motora grossa e fina, lateralidade, noção de tempo e espaço, equilíbrio, força, velocidade, antecipação, adaptabilidade, precisão, concentração, resistência aeróbia e anaeróbia, dentre outros benefícios como agilidade, preparo físico, decisão precisa, controle da força, orientação espacial além de ser muito bom para a saúde física e mental das crianças, jovens, adultos e idosos”, explica Ronaldo. 

Ele também esclareceu sobre os fatores importantes para os jovens que praticam, uma vez que o NAF foi fundado pelo IVVI com a finalidade de promover a prevenção através de atividades para a juventude. 

“O Tênis de Mesa é muito importante na formação do indivíduo perante a sociedade, possui sua essência os aspectos de disciplina, respeito, colaboração, companheirismo, técnica, dedicação, reflexos, capacidade de equilíbrio corporal. Promovendo saúde e uma sensação de prazer e bem-estar aos alunos que praticam o esporte”, destaca. 

O professor comentou ainda que o NAF “é um local ótimo para atender o projeto, dando oportunidade a várias pessoas de praticarem o esporte e promovendo a saúde para todos que participaram”.

“Conhecemos pessoas que já jogaram ou praticaram o Tênis de Mesa em alguma parte da sua vida e fomos agregando, criamos um grupo pelo Whatsapp onde todos que se interessavam pelo projeto e, íamos adicionando os alunos”, recorda.

“Quando fomos para o espaço atual, a gente continuou o projeto e fizemos divulgações para os jovens nas escolas de Ituverava convidando eles para o projeto de Tênis de Mesa”, concluiu. 

Além do espaço, o IVVI disponibilizou novas mesas para desenvolvimento das atividades. O projeto conta com apoio do presidente da instituição José Constantino da Silva (Tino) e supervisão do também professor de Educação Física Márcio Antônio Macedo de Melo.