IVVI/NAF oferece aulas de Judô para crianças e jovens

Uma das atividades oferecidas no NAF (Núcleo de Apoio à Família) José Plínio Romanini é a Oficina de Artes Marciais, onde está sendo desenvolvido projeto com aulas de Judô para crianças e adolescentes, que acontecem nos dias de segundas, quartas e quintas-feiras, a partir das 18:30 horas e são gratuitas.

O NAF é mantido pelo IVVI (Instituto Valorização da Vida de Ituverava) e funciona no prédio do antigo Colégio Anglo (em frente ao Supermercado Fartura), onde a instituição promove atividades de prevenção como esportes, cultura, educação e fortalecimento de vínculos entre outras.

O responsável pelas aulas de Judô é Wellinson Soncini Cordeiro, o Sensei “Well”, que adquiriu experiência na modalidade, inicialmente trabalhando como Senpai (aluno mais experiente) por um ano, antes de sua graduação atual de faixa Marron e Sensei, por meio de um rigoroso teste de habilidades e conhecimentos gerais de Judô.

Com público de quatro a 17 anos, o IVVI disponibiliza no interior do NAF, um local preparado para as atividades com tatame e sala customizada para o desenvolvimento. Aliado a isso, está o perfil do Sensei Well em ensinar e motivar as crianças.

“Desde o primeiro contato que tive como Senpai (aluno mais experiente), veio esse gosto de trabalhar com crianças, ensinar o passo a passo, toda a metodologia que aprendi com meus Sensei Saulo, Sensei Susan e Sensei Douglas”, recorda.

“Aplicar tudo o que sei no tatame para as crianças, para mim é muito especial, ajudar na formação do caráter e ser uma extensão na educação delas, preparando-as para a vida”, explica.

Ele acrescenta que a prática da modalidade, além de ser um esporte saudável, concilia disciplina, socialização, coordenação motora e física e contribui na formação dos jovens como futuros cidadãos. Atualmente o projeto conta com 22 alunos frequentes e continua com vagas abertas.

“O Judô é escolhido pela UNESCO, como o esporte que proporciona os melhores benefícios para o corpo, disciplina e socialização, é o melhor esporte também para evolução da criança”, destaca o Sensei.

Well ressalta que a estrutura oferecida pelo IVVI/NAF está sendo fundamental para a continuidade do projeto. “O IVVI oferece suporte necessário para o desenvolvimento do esporte, com a ajuda da entidade tenho certeza do crescimento do esporte em Ituverava, além de tirar muitas crianças das ruas”, esclarece.

Para ele, os métodos aplicados no Judô são a extensão da educação na vida das crianças e, o apoio dos pais está sendo fundamental para que os alunos prossigam motivados. “Acredito que o sucesso deste projeto vem da preocupação dos pais com a educação e com a boa conduta que o Judô oportuniza às vidas das crianças”, declara Well.

“O IVVI/NAF oferece a estrutura ideal para o desenvolvimento do esporte, com tatames de qualidade, Judoguis, além de ter uma sala padronizada para aplicação da aula, ventilada e com quadro negro para ajudar no desenvolvimento da aula”, conclui o Sensei.

O presidente do IVVI José Constantino da Silva “Tino” informou que em breve os alunos estarão recebendo nova remessa de judoguis (Kimonos) para que possam absorver ao máximo das aulas.

O IVVI está há 24 anos atuando no segmento do tratamento de dependentes químicos. Com a cessão do prédio do antigo Colégio Anglo pela família Romanini, foi criado o NAF com a finalidade de desenvolver atividades de prevenção, sobretudo, com crianças, adolescentes e jovens.

Na área de esportes, são oferecidas ainda as atividades de Basquete e Tênis de Mesa, ambas com acompanhamento de professores de Educação Física credenciados.

O presidente lembra que para manter a estrutura é necessário continuar contando como apoio da comunidade através de doações ou destinação de parte do Imposto de Renda para o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), órgão que distribui esta arrecadação para as instituições que apresentem projetos voltados para o público infanto-juvenil.

“Ainda estamos no início do trabalho, mas é gratificante ver que estamos colhendo frutos”, afirma Tino. “Aproveito para convidar as crianças e jovens que queiram participar de uma das oficinas esportivas que se informe em nosso escritório no NAF e todos que quiserem conhecer as atividades oferecidas venham nos visitar”, convida Tino.

O NAF oferece ainda aulas de dança circular, Lian Gong, Projeto de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para jovens e Projeto Criança Feliz, Futuro Seguro, além do NAMI (Núcleo de Apoio à Mulher Ituveravense).

NAF – Núcleo de Apoio à Família José Plinio Romanini (mantido pelo IVVI): Rua Coronel Francisco Junqueira, 317 (antigo Colégio Anglo – em frente ao Supermercado Fartura), Centro. Fone: (16) 3729-6940.

Para colaborar com este e outros projetos: PIX (16) 9 9999-1303.