Carlos Sena é destaque no Jungle Fight, com cinco lutas e quatro vitórias por nocautes técnicos
O jovem Carlos Victor Sena Alves, de 23 anos, de Ituverava, está atuando como profissional de MMA, já tendo cinco lutas oficiais, com quatro vitórias por nocautes técnicos e uma derrota.
Ele é destaque no Jungle Figth, uma organização de Artes Marciais considerado o maior campeonato de MMA da América Latina sendo listado em quinto lugar no “Top 10 eventos de MMA regionais” promovido pelo portal Sherdog.
Para ter uma ideia, Sena teve lutas com transmissão pelo Sportv e outros canais relevantes no segmento esportivo nacional e internacional.
O lutador, no entanto, se profissionalizou com 19 anos, tendo se sobressaído também em outras modalidades com resultados consideráveis como: campeão mineiro de Jiu Jitsu, ranking top 3 dos melhores no Kickboxing do evento Raja Stadium e campeão da Copa Brasil de Boxe Chinês.
Em entrevista ao Jornal O Progresso, ele informou que pratica artes marciais desde os 12 anos. “A minha primeira luta foi com 15 anos, pratiquei diversas modalidades, mas hoje estou seguindo o MMA”, recorda.
Atualmente ele treina na academia China Team, possui faixa preta no Muay Thai e Boxe chinês, kickboxing. Seus treinadores são Wallyson Carvalho e Leonardo Genuíno, ambos experientes e carreiras vitoriosas no esporte.
Ele conta que a motivação pelas artes marciais surgiu quando adolescente. “Tinha muito medo em ser violentado ou sofrer algum tipo de bullying na escola, hoje sou atleta de MMA, escolhi esta modalidade por conta do estilo de luta livre, onde você pode finalizar ou ganhar por nocaute, hoje no Brasil de todas as artes marciais a única que paga um lutador profissional é o MMA”, explica.
Sena lembra que seu início, assim como a maioria dos atletas, teve como maior dificuldade na parte financeira. “Não teria como eu apenas treinar e competir já que não tinha nenhum patrocínio ou apoio”, recorda.
Ele conta que fazia rifas e oferecia para venda, mas algumas pessoas negavam ajudar. “Ia para a rua à espera de alguém comprar, muitos até menosprezavam e me insultavam falando para arrumar um emprego”, recorda.
O jovem desde de novo trabalhava em construção, porém tinha que separar trabalho e treino. Isso não fez desistir dos objetivos.
“Meus principais incentivos foram amigos que acreditavam em mim, o meu primeiro apoio foi quando disputei a Copa do Brasil de Boxe Chinês, onde eu procurei a academia Athenas, o proprietário André me deu o suporte para treinar sem custos até chegar a competição, e levo isso até hoje como gratidão”, reconhece o lutador.
Em Ituverava também frequentou academia de lutas, mas seu objetivo maior sempre foi o MMA, por esse motivo priorizou a academia Irmãos Almeida na prática de Jiu jitsu.
Para chegar onde está foi uma longa trajetória, entretanto, como todas as lutas da vida também têm seus resultados, ele chegou aonde sempre desejou por sua perseverança. O jovem, contudo, sonha com lugares mais altos.
“Muita garra e coração, coloquei na minha cabeça que eu me tornaria campeão mundial, e estou indo atrás deste objetivo, prometi para eu mesmo que não iria falhar e nem desistir, custe o que custar”, afirma.
Em seus planos para 2024, ele aponta como principal objetivo melhorar a cada dia, seja como pessoa ou como um profissional.
“Mas o que eu desejo muito é ter algum patrocínio, para que eu possa estar mais concentrado nos treinos e não me preocupar com os custos, eu espero que no futuro eu chego ao topo no UFC”, almeja Marcos Sena.
Carlos Victor Sena Alves é filho de Josiene Sena Dias e José Carlos Alves. Sãos seus irmãos Débora Nathalia Sena Alves e Gabriel Sena Alves. Nascido em Guajará-Mirim no estado de Rondônia, veio Ituverava com 10 anos de idade.
Ele estudou nas escolas Fabiano Alves de Freitas, Rosa de Lima, Humberto França e Capitão Antônio Justino Falleiros. Esteve pessoalmente na redação do Jornal O Progresso.
