O Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) de Ituverava, mantido pela Prefeitura e pela Secretaria da Saúde, recebeu o Prêmio Luiza Matida.
A premiação foi conferida aos municípios em todo o Estado de São Paulo que atingiram as metas nos indicadores de processo e de impacto, sendo que o indicador de impacto é a taxa de incidência de infecção pelo HIV por transmissão < 0,5.
O município de Ituverava não teve casos positivos de crianças contaminadas pelo HIV durante gestação ou parto, e, assim, recebeu o prêmio em dezembro de 2023.
O Ambulatório de ISTs de Ituverava é referência na região, sendo coordenado pela Enfermeira Fernanda Galdeano, junto com sua equipe, a técnica de enfermagem Érica Rosa, e os médicos Fernanda Gazotto e Thiago Pardi, além do apoio da equipe da Secretaria Municipal da Saúde.
Prêmio Luiza Matida, médica já falecida, trabalhou durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento do Programa de DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde, coordenou a elaboração e a implantação de políticas públicas e estratégias para a eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis do Programa Estadual de DST/Aids. Em homenagem a Luiza Matida, o Programa Estadual DST/Aids-SP deu o nome dela ao prêmio, destinado aos municípios do Estado de São Paulo que alcançarem a meta de eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis.
