Santa Casa é premiada por atendimento de AVC

Entidade é primeira no Brasil reconhecida com Certificado Diamante por excelência no trabalho

A Santa Casa de Misericórdia de Ituverava recebeu na noite de sexta-feira, dia 15 de dezembro, o prêmio “Diamond Status” pela instituição World Stroke Organization, que é uma associação médica sem fins lucrativos que trabalha para aumentar a conscientização sobre a prevenção e o tratamento do AVC. 

A organização foi fundada em 2006 a partir da fusão de duas organizações anteriormente existentes, a International Stroke Society e a World Stroke Federation.

O certificado foi entregue por Karla Leal Trevisan da Behring, para o presidente do Conselho de Administração Luiz Carlos Rodrigues “Busa”, representando a diretoria e conselho e o médico neurologista Dr. Luiz Monteiro representando o Corpo Clínico da instituição. 

Conquista

A conquista teve início com o pensamento de atingir os melhores resultados aos pacientes, ou seja, aplicar o tratamento conhecido como “trombólise” de forma mais rápido possível com o melhor tempo para que o tratamento seja de fato eficaz, evitando as sequelas que todos conhecemos como AVC (popularmente chamado Derrame). 

Tempo 

Com isso a equipe conseguiu um tempo de até 17 minutos, que levou a instituição a conseguir o “Prêmio Diamond Status”, ou seja nível Diamante, o máximo da classificação, que tem a escala de Gold e Platinum, porém, estão abaixo da marca conquistada pela entidade de Ituverava, o que fez da Santa Casa de Ituverava ser a primeira do Brasil reconhecida com certificado desta magnitude. 

Título

O título representa que a Santa Casa está em busca de soluções em saúde resolutivas, e que façam a diferença na vida das pessoas, assim como toda equipe, se compromete em atualizar, estudar, inovar estando apta para oferecer atendimento com qualidade. 

Fatores

Para a diretoria, os fatores que contribuíram para esta conquista foram que as equipes foram treinadas e qualificadas, com conhecimentos técnicos mantendo uma comunicação efetiva sempre engajadas almejando ótimos resultados. 

Resultado 

Para obter o resultado, mas principalmente promover atendimento de qualidade ao paciente, resultando em ter qualidade de vida mesmo após passar pelo tratamento do AVC, entre os profissionais envolvidos neste processo estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de imagem da Santa Casa, recepcionistas e equipe de laboratório. 

Aposta 

A instituição realiza este tratamento (trombólise) desde o ano de 2019, tendo excelência e êxito nos atendimentos cujo o tratamento só foi credenciado pelo Ministério da Saúde em sete de dezembro 2021 e, mesmo sem credenciamento a Santa Casa de Ituverava realizou o tratamento (trombólise) arcando com todo o custo.

Presenças 

A solenidade realizada no Espaço Flamboyant contou com as presenças do presidente da diretoria executiva Bruno Baldo Filho, vice-presidente Gercino Pistore, administradora Cláudia Maria Carreira Frata, diretor patrimonial Jorge Maeda, diretor técnico Dr. Gonçalves Dias, a enfermeira responsável Andresa Gomes Nishimoto Maeda, membros do Corpo Clínico, Equipe de Enfermagem e colaboradores envolvidos no atendimento. 

Inserção 

A representante da Behring informou que para participar do programa os hospitais inserem informações dos atendimentos em relação ao AVC, seja isquêmico ou hemorrágico, a partir da inserção destes dados, trimestralmente. Esses dados são compilados e definidos os indicadores e a partir destes indicadores o hospital é avaliado em três categorias: Gold, Platinum e Diamante.

Prêmio 

“Obviamente que diamante são os melhores resultados ou seja são hospitais que atendem acima do esperado em termos de atendimento e esses indicadores são vários itens que são avaliados, são várias informações que são geradas e no caso da Santa Casa de Ituverava, ela atingiu o nível máximo que é o Diamante o que fez ser a primeira Santa Casa do 

Brasil a receber esta premiação”, completou Karla Leal Trevisan.

Início

Ela explicou que antes, porém, a Santa Casa foi certificada pelo Angels e, não só pela classificação do, mas pela manutenção da qualidade do atendimento ao paciente com AVC que tem que ser um trabalho continuo.

“E, a partir do momento que se comprometer com esse atendimento do paciente com AVC e, obviamente, os dados demonstrarem a excelência do atendimento”, ressalta. 

Empenho

“Eu fico extremamente feliz por ser um hospital da minha região que sou responsável como consultora da Behring e também porque desde o início vi que a Santa Casa de Ituverava como um hospital extremamente empenhado como seus profissionais de saúde de maneira geral”, declara.

Equipe

“Os médicos, a equipe de enfermagem envolvida com atendimento de AVC e para mim é uma grande alegria porque quando a agente olha toda esta trajetória de quase cinco anos percebemos que os resultados muitas vezes não vêm de imediato e são construídos a partir de um trabalho feito dia a dia com uma equipe se evolvendo conquistando cada passo”, observa. 

População 

Ela também destacou a importância, sobretudo, para a população. “É você certificar que você reside em uma cidade onde tem um hospital que está fazendo atendimento do paciente com AVC e isso é uma felicidade para a população porque a gente sabe que no Brasil têm várias cidades que não tem sequer um hospital preparado para atendimento do AVC”, afirma.

Atendimento

“E vemos que aqui em Ituverava não só tem, como realmente possui um nível de excelência de atendimento e, se a população precisando de um atendimento, na Santa Casa de Ituverava ela terá esta oportunidade de ser bem atendida”, concluiu Karla.