Educação mantém Atendimento Educacional Especializado

A Educação Especial constitui o direito da pessoa com deficiência a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Ensino de Ituverava mantém o Atendimento Educacional Especializado – AEE, na Rede Municipal de Ensino. O AEE é regulamentado pela Resolução da Secretaria Municipal de Educação nº 005/2023, criada nesse ano, e que estabelece as diretrizes sobre a organização e o atendimento educacional aos alunos, público-alvo da Educação Especial, na rede pública municipal de ensino.

Este atendimento considera o direito do aluno à educação de qualidade, igualitária, inclusiva e centrada no respeito à diversidade humana; eliminando barreiras e incentivando o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos estudantes, pois oferece alternativas de aprendizagem aos alunos atendidos, no período contrário que frequentam a escola regular.

Na Rede Municipal de Ensino de Ituverava, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos da Educação Especial, funciona na EMEF Moacir França, em uma sala de Recursos multifuncional, que dispõe de materiais diversos, para o desenvolvimento de atividades diversificadas, entre eles: tablets, jogos pedagógicos, material multimídia (TV/ Computadores de mesa notebook/retro-projetor), livros diversos, materiais Sala destinada aos alunos Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento de atividades artísticas, mobiliário adequado e outros.

Para que o aluno possa ser atendido no AEE em Ituverava, é feita uma matrícula para a frequência na Sala de Recursos, que atende alunos, de várias escolas da Rede Municipal de Ensino, que são agrupados por uma única área de deficiência: Transtorno do Espectro Autista e/ou Deficiência Intelectual, no contraturno escolar. As aulas são ministradas por professores especializados, devidamente habilitados, que foram admitidos no Concurso Público nº 001/2023, realizado nesse ano.

O trabalho desses professores, visa a atuação na mediação pedagógica necessária ao atendimento das necessidades educacionais específicas dos estudantes, por meio de metodologias adaptativas e inclusivas. Para cada aluno é elaborado um Plano de Atendimento Individualizado (PAI), com vistas ao desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades, de forma que as ações empreendidas pelos professores possam convergir para a inclusão e desenvolvimento do estudante na sala de aula.

Atualmente, mais de 20 alunos são matriculados na AEE em Ituverava. Além do atendimento realizado na sala AEE, a equipe da Secretaria da Educação mantém contato direto com os familiares e responsáveis dos alunos, oferecendo apoio e suporte em diversas questões relativas ao bem estar desses alunos.

Com a criação da Resolução da Secretaria Municipal de Educação nº 005/2023, o município de Ituverava se tornou destaque na Educação Especial na região, sendo, inclusive, procurado por municípios vizinhos para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade.

A secretária da Educação, Renata Ribeiro Sandoval Ferreira Pagotto, falou sobre o trabalho realizado. “O AEE em Ituverava tem bons resultados, pois é fruto da parceria entre a escola e os familiares, que buscam diariamente melhorar a aprendizagem e a qualidade de vida desses alunos”, explica Renata.

O prefeito Luiz Araújo aproveitou a oportunidade para agradecer os profissionais envolvidos nesse atendimento.

“Esse atendimento não só complementa a formação e aprendizado desses alunos, mas também auxilia no desenvolvimento dos potenciais de cada um. Sou muito grato pelo compromisso e atenção de toda equipe da Secretaria da Educação e do AEE de Ituverava nesse projeto, pois essa dedicação diária tem transformado a vida desses alunos. Muito obrigado a todos por essa iniciativa e por todo trabalho realizado”, finaliza Luiz Araújo.