No dia 28 de novembro foi realizada ação de saúde com os idosos residentes da Vila Dignidade. A atividade visou a realização de exames para os cuidados relacionados à Saúde da Mulher e para a Saúde do Homem.
Assim, exames preventivos para as mulheres, famoso “Papanicolau”, exame de próstata para os homens, além de outros exames de sangue, foram coletados no dia pela enfermeira Samantha Cruz.
A enfermeira destaca a relevância da ação: “São exames periódicos importantes que devem ser colhidos a fim de detectar precocemente muitas doenças. Ainda há quem acredita que se tratam de exames preventivos, já que muitos conhecem o Papanicolau como exame preventivo, entretanto o fato de realizar o exame não previne nenhuma doença”, esclarece Samantha.
“Na verdade, detecta precocemente o câncer de colo de útero e, dessa maneira, conseguimos encaminhar para o tratamento adequado ainda no início da doença possibilitando melhores chances de cura à paciente”, informa
Já o exame de próstata colhido, o PSA, conforme explicou a enfermeira responsável, é um teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente. É utilizado principalmente para detectar precocemente o câncer de próstata, condição muito comum e uma causa frequente de morte por câncer nos homens.
“O exame tem como objetivo avaliar se há risco para o câncer de próstata. No entanto, outras condições não relacionadas ao câncer também podem aumentar o nível de PSA no sangue, um exemplo é a própria prostatite, que é uma inflamação ou infecção da próstata. Mas nesses casos, são realizados outros procedimentos para confirmar o diagnóstico e para tratamento”, ressalta.
“Os exames de rotina são importantes em qualquer idade, mas para os idosos, ou seja, quem tem 60 anos ou mais eles são extremamente fundamentais, pois o risco de desenvolvimento de doenças aumenta com o passar dos anos. Desse modo precisamos nos cuidar e cuidar dos nossos idosos para uma melhor qualidade de vida”, conclui Samantha que é professora Doutora, docente do curso de Enfermagem da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda).

