Fundação do Livro e Leitura e Usina Alta Mogiana revitalizam biblioteca da ETEC de Ituverava

Entrega de espaço de leitura da Etec José Ignácio Azevedo Filho com novos equipamentos, mobília e pintura aconteceu na sexta-feira com apresentação teatral circense para professores e alunos da instituição de ensino

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e a Usina Alta Mogiana entregam na sexta-feira, dia 24 de novembro, mais um espaço de leitura remodelado por meio do projeto Revitalização de Bibliotecas.

Na oportunidade professores e alunos da Etec (Escola Técnica) José Ignácio Azevedo Filho de Ituverava conheceram os novos equipamentos (que inclui TV e ar-condicionado), mobília, livros novos para o acervo e pintura da biblioteca escolar. A entrega do espaço foi marcada também pelo espetáculo teatral circense De Lucca Circus Show, com o artista De Lucca.

Vera Lúcia Martins Guedes, gerente de gestão de pessoas da Usina Alta Mogiana, destaca que o investimento na revitalização de bibliotecas é um passo crucial para promover a inclusão, igualdade de oportunidades e aprimorar o ambiente escolar.

“A busca por ambientes mais acolhedores proporciona espaços propícios ao aprendizado e à descoberta, reconhecendo o papel fundamental do hábito da leitura no desenvolvimento das pessoas e na transformação social”, afirma.

Segundo ela, parcerias público-privadas desempenham um papel importante nesse processo, canalizando recursos para a comunidade e mobilizando esforços em prol da educação e cultura.

“A satisfação em participar de projetos como esse, idealizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, reflete nosso compromisso contínuo. A esperança é que iniciativas semelhantes se multipliquem pelo Brasil, contribuindo para um cenário educacional mais enriquecedor”, complementa.

O projeto

O projeto Revitalização de Bibliotecas teve início em 2019, com o mapeamento dos espaços de leitura da região, e conta com incentivo do Programa de Ação Cultural (Proac ICMS e Proac Editais), através da Lei de Incentivo à Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Até o momento, 13 bibliotecas ou salas de leitura foram remodeladas nos municípios de Ribeirão Preto, São José da Bela Vista, São Joaquim da Barra e Guará. Além de Ituverava, novas ações devem ocorrer em Guará, São Joaquim da Barra e Ipuã.

Além de revitalizar espaços dedicados à leitura sediados na região metropolitana de Ribeirão Preto, o projeto Revitalização de Bibliotecas realiza nestes locais, atividades de incentivo ao livro e à leitura, tais como contações de histórias, saraus, intervenções culturais, apresentações teatrais e realização de oficinas, com programação gratuita, contribuindo para a formação de público em torno da literatura.

“Por meio de parcerias como esta, com a Usina Alta Mogiana, queremos oferecer cada vez mais bibliotecas e salas de leitura reformuladas, ampliando o acesso dos jovens ao mundo da literatura”, explica a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves.

Bibliotecas

Desde 2019, a Fundação mapeia espaços e bibliotecas na região metropolitana de Ribeirão Preto, com início das ações de reformulação no segundo semestre de 2021, após a pandemia.

A instituição tem a intenção de qualificar e otimizar o funcionamento dos espaços e aparelhos que apoiam o livro e a leitura. Para planejar a revitalização das bibliotecas é realizada uma pesquisa de levantamento de dados que norteia o trabalho através de um estudo do público atendido e o perfil da comunidade em que a biblioteca ou sala de leitura se encontra.

A Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano.

A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.