CER inicia atendimentos de pacientes com Deficiência Auditiva

Ituverava tem mais uma grande conquista na área da saúde. A partir de agora, o Centro Especializado de Reabilitação (CER) teve suas especialidades ampliadas, atendendo agora três modalidades de reabilitação: física, intelectual e auditiva.

O CER é mantido pela Secretaria da Saúde de Ituverava, através de recursos municipais e federais, e é administrado pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ituverava).

Até então, os pacientes com deficiência auditiva do município eram todos encaminhados para o NGA-16 de Franca, o que dificultava um pouco, por conta da locomoção e acompanhamento, além da alta demanda da população.

Sabendo dessa necessidade, e para um melhor atendimento e facilidade dos usuários SUS, a Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com a equipe do CER, solicitou essa nova modalidade ao Ministério da Saúde.

O CER de Ituverava foi avaliado e, preenchendo todos os requisitos, foi contemplado com a nova modalidade, dando início aos atendimentos de saúde auditiva há 02 meses.

Com essa nova modalidade, está previsto o atendimento de mais de 150 usuários do SUS por mês. Vale ressaltar que, além dos pacientes ituveravenses, o CER de Ituverava também atende os municípios da região da Alta Mogiana (Aramina, Buritizal, Guará, Ituverava, Igarapava e Miguelópolis).

Para preencher os requisitos para a nova modalidade e para adequar o prédio para atender um novo volume de pacientes, o CER foi ampliado, construindo novas salas e adquirindo novos equipamentos para atendimento e exames necessários.

Além disso, foram contratados novos profissionais, como uma fonoaudióloga, responsável pelos exames oferecidos no local, e os médicos otorrinolaringologista, Dr. João Bitar Júnior e Dr. Sérgio Luiz Suzuki Yoshinaga, que completaram a equipe do CER, que é formada por mais de 30 profissionais.

Entre os equipamentos adquiridos para a realização dos exames auditivos estão a cabine acústica audiométrica, bera, campo livre, imitanciônometro, emissões otoacústicas e outros, otoscópios e demais instrumentais.

Em funcionamento desde 2016, o CER III passa a atender os pacientes com deficiência física, intelectual e auditiva nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

As áreas médicas atendidas são: neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia e psiquiatria. Além disso, são oferecidos os exames auditivos: audiometria tonal e via aérea e via óssea, logoaudiometria, audiometria vocal, imitanciometria, bera adulto e infantil, e emissões otoacustica.

Nessa semana, o prefeito Luiz Araújo; a secretária da Saúde, Raquel Rezende; o presidente da APAE, Sebastião Carvalho Neto; e a coordenadora do CER, Ana Carolina Borini Duarte, se reuniram com a equipe da Secretaria da Saúde e do CER para acompanhar a estrutura e trabalhos realizados no local.

O prefeito Luiz Araújo falou sobre a nova modalidade oferecida no CER. “O CER de Ituverava, além de ser referência para toda a região desde 2016, está a cada dia avançando e ampliando seus trabalhos”, destaca o prefeito.

“Agora, com a nova modalidade oferecida, estamos atendendo pacientes com deficiência auditiva, física e intelectual, trazendo diariamente novas tecnologias e melhorias para a vida de todos os pacientes. Quero agradecer a equipe da Secretaria da Saúde, CER e APAE pela parceria, e pelo desenvolvimento desse trabalho que faz a diferença na vida de tantas pessoas”, declara Luiz Araújo.