A Guarda Mirim de Ituverava inaugurou na manhã de terça-feira, dia 21 de novembro, a sua nova sala de aulas “José Ignácio de Mattos”. A entidade é mantida e administrada pelo Rotary Clube.
A denominação tem a finalidade de homenagear o primeiro telegrafista dos Correios de Ituverava e também pai do rotariano Ariovaldo Vieira de Matos, que conquistou terreno da sede no período em que foi vice-prefeito do município.
A nova sala da instituição é dotada de 35 carteiras completas, ar condicionado, projetor e quadro branco.
Conforme explicou o presidente da GMI, Paulo Bugalho, o local “trará maior conforto, qualidade e capacidade de atendimento aos jovens aprendizes, pois havíamos atingido a quantidade máxima de atendimento, então a sala se fez necessária”
Ele informou que as obras da nova sala iniciaram em maio de 2023, através dos recursos captados pela Guarda Mirim com o apoio do Rotary Club de Ituverava.
Com a ampliação, a Guarda Mirim passou a contar com duas salas de aula, recepção, escritório administrativo, dois banheiros, copa e uma sala para o Banco de Cadeira de Rodas, que também foi iniciada junto com a nova sala de aulas.
Atualmente a Guarda Mirim conta com 498 jovens inscritos. No mercado de trabalho estão 71 aprendizes e 31 estagiários.
Paulo Bugalho adiantou também os próximos projetos da GMI. “Ampliação da sede com a construção de mais uma sala de aula e uma varanda que será o centro de convivência dos jovens durante a permanência nos cursos, onde será servido o lanche e serão aplicadas atividades interativas”, destacou o presidente.
A inauguração também contou com a presença do presidente do Rotary, Jorge Luiz Rodrigues, o ex-presidente da Guarda Mirim Hamilton Silva, a fundadora da entidade Eny Lucas Souza Roma e o vereador Adauto de Matos, entre outros rotarianos e familiares do homenageado.
“Havia um desejo do companheiro Ariovaldo, em ver uma homenagem prestada ao seu pai, por ser um dos mais antigos rotarianos e por ter conseguido o terreno, apresentamos a sugestão que foi acolhida por todos”, declarou o presidente.
“E para todos membros do Rotary e da diretoria da Guarda Mirim terem no nome do senhor José Ignácio de Mattos, uma pessoa integra, honesta, ilibada que criou seus filhos para seguir seus passos e que possa ser espelho para todos nós no acolhimento dos jovens que necessitam de vagas de estágio ou de aprendiz nas empresas da cidade”, completou Paulo.
Em nome da família, o rotariano Ariovaldo agradeceu a lembrança. “Meu pai foi uma pessoa muito correta, nos criou com princípios e valores, nos dando alicerce suficientes para todos os filhos serem pessoas boas e honradas, para mim que sou membro do Rotary é uma felicidade enorme pois conheço e sei da importância da Guarda Mirim e quantos jovens passarão por esta sala”, declarou.
Ele recordou da conquista junto ao então prefeito Lúcio Adalberto Lima Machado. “Éramos como irmãos e eu tinha liberdade de sempre cobrar dele esse terreno para o Rotary, eu sentia ansioso e ele dizia para esperar, até que me ligou e ofereceu no terreno no bairro Marajoara, isso me completou pois eu tinha que deixar algo para este clube de serviços tão importante na minha vida e na história de Ituverava”, disse o ex-vice-prefeito que chegou assumir também o cargo de chefe do executivo na gestão 2001/2004.
Homenageado
Casado com Geni Vieira de Matos, o homenageado José Ignácio de Mattos, teve os filhos Ariovaldo Vieira de Matos casado com Maria Aparecida Galindo de Matos, José Augusto de Matos (falecido) casado com Elci Carvalho de Matos, Maria das Graças Vieira de Matos Bento casada com Acir Bento Gomes, Dr. Antoninho Carlos Vieira de Matos casado Elizete Vaz Galdiano de Matos, Hamilton Vieira de Matos casado com Margarida de Matos e Genilce Viera de Matos de Paula casada com Ivo de Paula.
Ele foi o primeiro telegrafista dos Correios de Ituverava, filho do primeiro carteiro Sebastião Ignácio de Matos que denomina importante rua na cidade.
