NAMI oferece apoio às mulheres vítimas de violência

Dando sequência na expansão dos serviços prestados à população e com a disposição da estrutura do prédio no NAF, em 2022, o IVVI implantou o NAMI (Núcleo de Apoio às Mulheres de Ituverava), novo instrumento de defesa e amparo da classe feminina.

O NAMI foi criado com a finalidade de acolher mulheres vítimas de violência doméstica com atendimento psicológico, social e jurídico, além de encaminhamentos à rede de apoio e realização de campanhas e informações. Os atendimentos são realizados por psicólogas através de procura espontânea ou encaminhado por outros órgãos.

Dentro dos serviços, neste segmento podem ser trabalhadas ações de prevenções, cursos de capacitação, orientação e apoio familiar. Outros serviços

Agregando

“Abrimos espaço também para outros programas que não tinham sede para atuarem em um espaço próprio para suas ações”, informa Tino.

No NAF são abrigados outros trabalhos sociais como Grupo Juntos Por Ituverava, Grupo de Escoteiros José Amauri de Souza, e o acolhimento de Projetos Governamentais em parceria com a Prefeitura de Ituverava, como o Projeto Abordagem de Moradores de Rua e Prospera Família.

Repercussão

“Tem sido positiva a expectativa para qual o NAF foi criado, buscamos ofertar um trabalho de excelente voltado para a família como um todo, trabalhando a prevenção para combatermos problemas futuros”, ressalta o presidente.

Tratamento

Atualmente o IVVI tem 24 acolhidos em regime de internação para o Tratamento da Dependência Química e Alcóolica, na Fazenda, em convênio com o Governo Federal, que infelizmente foi concluído em outubro desse ano e espera-se ser renovado a fim de dar continuidade ao Segmento de Tratamento.

Prevenção

No Segmento de Prevenção conta atualmente com 91 pessoas cadastradas entre crianças, adolescentes e adultos nos projetos, sendo que alguns deles foram homologados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, recebendo recursos do Imposto de Renda, destinados pelas empresas e pessoas físicas, preocupadas em melhorar a sociedade de nossa cidade.

Doações

Para manter todos os serviços, o IVVI depende da contribuição da comunidade e, nos últimos anos tem sofrido com a queda das doações, visto o momento da economia brasileira, portanto, para que este trabalho prossiga é necessário que a população continue ajudando a causa, que visa resgatar vidas e agora evitar que se percam.

Além dos custos com a manutenção a instituição conta com profissionais de assistência social, psicologia, educação física, nutricionista, terapeutas e outros.

“Toda contribuição da sociedade é de extrema importância para continuidade de nossas atividades. Os interessados em participar dos projetos devem procurar o NAF”, destaca o presidente.

Mais informações: NAF – Rua Coronel Francisco Junqueira, 317 (prédio do antigo Colégio Anglo, em frente ao Supermercado Fartura), ou entrar em contato pelos telefones (16) 3839-2416, 9999-1303 e 3729-6940, também para doações espontâneas.