Há 24 anos atuando no tratamento, entidade oferece atividades que visam evitar envolvimento
Buscando desenvolver e executar Projetos Sociais junto à sociedade, visando a prevenção ao uso de substâncias psicoativas e dar apoio aos familiares envolvidos na problemática das Drogas, o IVVI ampliou seu leque de atividades oferecidas à população.
Com a cessão de imóvel no centro da cidade pela família Romanini, a entidade criou no final de 2021, o NAF (Núcleo de Apoio à Família) “Jose Plínio Romanini”, dando ênfase ao Segmento Prevenção.
O IVVI é uma Organização da Sociedade Civil, prestadora de serviços filantrópicos. Fundada em 1999, que neste ano de 2023 está completando 24 anos. A entidade tem o objetivo de prestar atendimento/acolhimento ao Dependentes Químico e Alcoólicos.
Para tanto, a instituição mantém um Centro de Tratamento (Comunidade Terapêutico), na Fazenda Pouso Alto, onde os acolhidos, permanecem durante seis meses.
Preocupados com o bem-estar de crianças e adolescentes que se encontram em situações de vulnerabilidade e conhecendo a realidade de alguns bairros do município de Ituverava, onde não existem atendimento para essa demanda, nasce à proposta de implantação do NAF.
Pesquisas demonstram que a faixa etária de iniciação ao mundo das drogas é aproximadamente entre a infância e a adolescência, o que nos leva a definir metas e estratégias para incluir o tema prevenção ao uso de drogas em atividades psicossociais como: exposições e discussões em grupos, atividades profissionalizantes, capacitando os jovens para que possam entrar no mercado de trabalho e ao mesmo tempo conseguir assumir uma postura crítica quanto à realidade social em que vivem e lutem para construir uma história de vida livre do vício das drogas e de todo tipo de marginalização.
“Através das ações desse Projeto, o NAF, buscamos proporcionar em suas atividades momentos de integração, respeito e acolhimento, contribuindo para a transformação dessa realidade, pautada por problemas da sociedade em que está inserida”, ressalta o presidente e um dos fundadores do IVVI, José Constantino da Silva (Tino).
“Dentro deste contexto, Aulas de Judô são oferecidas visando disciplina, autocontrole e interação social o trabalho desenvolvido busca assegurar os direitos de seus usuários, desenvolvendo projetos e oficinas para a inclusão social e capacitação profissional, focando protagonismo e a autonomia das crianças, adolescentes e de suas famílias. As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas”, completa o presidente.
Confira no quadro os projetos disponibilizados à população e que se encontram em funcionamento:

Confira também algumas imagens dos projetos disponibilizados pela entidade


