Ituveravense se destaca em Campeonato de Tiro Esportivo

Com 16 participantes, a atiradora esportiva Samantha Cruz conquistou terceiro lugar

No último final de semana ocorreu a 4ª etapa do campeonato Duelo de Aço na cidade de Franca/SP. O Duelo de Aço é uma modalidade de tiro esportivo chamado IPSC (em português Confederação Internacional de Tiro Prático) que consiste em disparar nos alvos metálicos com vitória concedida àquele que primeiro derrubar todos os alvos.

Nessa competição havia 16 participantes, sendo 15 do sexo masculino e apenas uma do sexo feminino, a atiradora esportiva Samantha Cruz, que conquistou o terceiro lugar, mesmo diante de todos os outros competidores e trouxe medalha para casa representando Ituverava. Assim, foi a primeira mulher a subir no pódio, desde o início do campeonato (no início de 2023).

A atiradora esportiva vem se destacando também em outras modalidades do tiro esportivo. O esporte vem crescendo a cada dia e exige concentração, técnica e prática. Baseia-se no uso de uma arma de fogo para atingir um alvo com um projétil. Os alvos podem ser estacionários ou móveis.

Geralmente o tiro esportivo é dividido em quatro modalidades diferentes e grande variedade de alvos, de armas e de munições aprovadas para o esporte. As principais são: tiro com pistola, tiro com carabina, tiro ao prato e alvo móvel.

Por se tratar de um assunto polêmico, é importante esclarecer a relação entre a arma de fogo e o esporte. O atirador desportivo é a pessoa física registrada pelo Exército e que pratica, habitualmente, o tiro como esporte. O atirador esportivo possui concessão de Certificado de Registro para pessoa física para realizar atividades de Colecionamento de armas de fogo, Tiro Desportivo e Caça.

Para que o atirador transporte sua arma até o local de prática do esporte é necessário que possua uma guia de tráfego expedida. Vale ressaltar que a fiscalização dos atiradores esportivos está sob responsabilidade do Exército.

A arma de fogo é considerada um produto controlado que deve ser guardado em local seguro e de acesso restrito.

História

No dia 3 de agosto de 1920, o Brasil conquistou o pódio olímpico pela primeira vez. O feito se deu na categoria do tiro esportivo, nos Jogos da Antuépia, na Bélgica.