Ação foi promovida por enfermeira em conjunto com curso de Enfermagem da Fafram
Mais uma ação desenvolvida com idosos da Vila Dignidade juntamente com a Faculdade Dr. Francisco Maeda pela enfermeira do município Samantha Cruz, que é docente do curso de Enfermagem da Fafram. A atividade foi voltada aos cuidados da saúde dos idosos que residem na Vila Dignidade.
Foi realizada ação com avaliação física completa dos moradores pelos alunos da Enfermagem, acompanhados pela enfermeira e professora Doutora Samantha Cruz, que destaca a relevância da ação.
“Trata-se de uma avaliação multidimensional da pessoa idosa que é hoje considerada padrão-ouro para manejo da fragilidade, além de avaliar integralmente a saúde desse idoso. Com essa avaliação conseguimos aplicar diversos instrumentos que permitem o reconhecimento das demandas biopsicossociais do idoso, ou seja, podemos encaminhá-lo de acordo com o diagnóstico de suas condições de saúde”, explica.
Segundo ela, esse diagnóstico da situação de saúde do idoso é capaz de reconhecer as dificuldades e incapacidades relacionadas à independência e autonomia para as atividades de vida diária e ainda a presença de comprometimento das funcionalidades representado pela cognição, humor, mobilidade e comunicação.
“Essa ação transgeracional auxilia na compreensão do processo de envelhecimento pelos alunos nas diferentes dimensões da saúde do idoso e suas consequências funcionais, dessa maneira o enfermeiro é capaz de direcionar as intervenções de maneira individualizada, além de promover um projeto de cuidado às pessoas idosas baseado na identificação precoce dos riscos de fragilização”, completou a Enfermeira da rede municipal, Professora Doutora Samantha Cruz.
