Residentes na Vila Dignidade passam por Avaliação Completa

Ação foi promovida por enfermeira em conjunto com curso de Enfermagem da Fafram

Mais uma ação desenvolvida com idosos da Vila Dignidade juntamente com a Faculdade Dr. Francisco Maeda pela enfermeira do município Samantha Cruz, que é docente do curso de Enfermagem da Fafram. A atividade foi voltada aos cuidados da saúde dos idosos que residem na Vila Dignidade.

Foi realizada ação com avaliação física completa dos moradores pelos alunos da Enfermagem, acompanhados pela enfermeira e professora Doutora Samantha Cruz, que destaca a relevância da ação.

“Trata-se de uma avaliação multidimensional da pessoa idosa que é hoje considerada padrão-ouro para manejo da fragilidade, além de avaliar integralmente a saúde desse idoso. Com essa avaliação conseguimos aplicar diversos instrumentos que permitem o reconhecimento das demandas biopsicossociais do idoso, ou seja, podemos encaminhá-lo de acordo com o diagnóstico de suas condições de saúde”, explica.

Segundo ela, esse diagnóstico da situação de saúde do idoso é capaz de reconhecer as dificuldades e incapacidades relacionadas à independência e autonomia para as atividades de vida diária e ainda a presença de comprometimento das funcionalidades representado pela cognição, humor, mobilidade e comunicação.

“Essa ação transgeracional auxilia na compreensão do processo de envelhecimento pelos alunos nas diferentes dimensões da saúde do idoso e suas consequências funcionais, dessa maneira o enfermeiro é capaz de direcionar as intervenções de maneira individualizada, além de promover um projeto de cuidado às pessoas idosas baseado na identificação precoce dos riscos de fragilização”, completou a Enfermeira da rede municipal, Professora Doutora Samantha Cruz.