Ituveravenses elegem conselheiros tutelares para 2024/2028

No domingo, dia primeiro de outubro, foi realizada a Eleição do Conselho Tutelar para a gestão 2024/2028. Na ocasião, 2.154 eleitores compareceram nas seções eleitorais, sendo 2.128 votos válidos, 25 votos nulos e 01 voto em branco.

Através da eleição, foram eleitos os cinco conselheiros titulares: Marcelo Mariano (372 votos); Alessandra Mendonça (343 votos); Mara Galdiano (328 votos); Célia Avelar (254 votos) e Maciel Alves (237 votos).

Além disso, ficaram definidos os conselheiros suplentes: Uanderson Inspetor (210 votos); Germano (189 votos); Missionária Eliana Lopes (119 votos); e Cristiane Albino (76 votos).

A eleição do Conselho Tutelar foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), que, com apoio da Casa dos Conselhos, realizou todos os trâmites para a realização do pleito.

Pela 1ª vez, a Eleição do Conselho Tutelar foi realizada por urnas eletrônicas, com apoio da Justiça Eleitoral. Além disso, nesse ano, a eleição foi realizada em todos os locais de votação do município, tendo, ao todo, 22 seções eleitorais.

Agora, em novembro, os Conselheiros Tutelares Titulares e Suplentes participarão de uma capacitação, para que exerçam suas funções com maestria e zelo, garantindo a proteção dos direitos das crianças e adolescentes ituveravenses.

Os conselheiros serão nomeados e empossados em janeiro de 2024 pelo prefeito Luiz Araújo. O presidente do CMDCA, José Constantino da Silva “Tino”, falou sobre a eleição realizada em Ituverava.

“O processo dessa Eleição, com seu extenso cronograma, teve início em 13 de março de 2023, com a publicação da Resolução nomeando a Comissão Eleitoral, e está previsto para conclusão em 10 de janeiro 2024, quando os nove Conselheiros Tutelares (cinco titulares e quatro suplentes) serão nomeados e tomarão posse”, informa o presidente.

“Essa eleição não seria possível se não fosse o comprometimento da Justiça Eleitoral, pelo Sr. Luciano Benelli, Sr. Caio e Rubiana, a quem agradecemos grandemente; estendendo o mesmo agradecimento aos integrantes da Polícia Militar, na pessoa do Subtenente Eugenio, aos Jornais Tribuna de Ituverava, O Progresso e Rádios, e divulgações nas Redes Sociais”, esclarece Tino.

“A participação do Ministério Público Estadual, com a presença da Promotora Dra. Débora Anderson e Auxiliar de Promotoria, Dra. Carolina, proporcionaram todo o apoio legal ao Pleito, o que foi de inestimável importância”, reconhece o presidente do CMDCA.

“Nossos agradecimentos também a todos os membros do CMDCA pelo engajamento, e ao Dr. Mateus Scapim Cardoso, pela Assessoria Jurídica em todo o processo Eletivo. Agradecimentos também à Prefeitura Municipal de Ituverava, Secretarias do Bem Estar e Integração Social, da Educação e da Cultura, e a Fundação Educacional de Ituverava”, completa Tino.

“Finalmente, e não menos importante, nossos sinceros agradecimentos ao time de cerca de 250 colaboradores, nas funções de Presidentes, Mesários e Apoios nas 22 Seções Eleitorais, Motoristas, Diretores de Escolas e seus auxiliares que estiveram juntos desde às 05h do Domingo até as 19h, quando foram concluídos os trabalhos com a proclamação dos Eleitos. Muito obrigado a todos pelo apoio e compromisso com essa causa”, conclui o presidente do CMDCA.